Projeto de vida no novo ensino médio : percepções docente e discente
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções docente e discente da implementação pedagógica do Projeto de Vida em uma escola do campo da Rede pública Estadual de ensino do Paraná. Para tanto, optou-se pela pesquisa exploratória-descritiva, com enfoque narrativo e aporte teórico especialmente fundamentado em Freire (1987; 1995; 2011) e Morin (2000; 2015); A revisão de literatura foi realizada nas plataformas Scielo, Capes Periódicos e BDTD/IBDTD; Além da revisão, foram consultadas as orientações e diretrizes sobre Projeto de Vida e as normativas sobre o Novo Ensino Médio, a nível Federal e Estadual (Paraná). Na coleta de dados, foram correlacionadas as narrativas docente e discente coletadas através de questionários aplicados com uma turma de nove estudantes da terceira série do Ensino Médio e dois professores que lecionam essa disciplina na mesma escola. Constatou-se, que não há extensa bibliografia acerca da temática, pois o tema é recente, advindo da reforma curricular nacional do Ensino Médio (Brasil, 2017), embasada na BNCC (Brasil, 2017) e que há uma crítica contundente por parte da imensa maioria dos autores em relação ao Projeto de Vida. Quanto à implementação da disciplina no Paraná, o cronograma seguiu a diretriz nacional de integração obrigatória (2022-2024). Os materiais didáticos foram disponibilizados no ano de início da implementação (2022) e carecem de adaptação quanto ao incentivo às atividades práticas com a disciplina. Foi possível identificar pelas vozes dos pesquisados que se revelaram positivas as avaliações da implementação e do trabalho pedagógico realizado na disciplina Projeto de Vida enquanto componente curricular obrigatório no Ensino Médio, todavia, a sua continuidade carece de investimentos robustos em diversos âmbitos, tais como: financeiro, de especialização docente, de orientações sobre os conteúdos a serem ministrados e das práticas reais de protagonismo quanto ao desenvolvimento pedagógico das atividades na escola. Abstract: The present study aimed to analyze the perceptions of teachers and students regarding the pedagogical implementation of the Life Project at a rural school within the State public education network of Paraná, Brazil. To achieve this, an exploratorydescriptive research approach was chosen, with a narrative focus and theoretical support primarily grounded in Freire (1987; 1995; 2011) and Morin (2000; 2015). Literature review was conducted using the Scielo, Capes Periodicals, and BDTD/IBDTD platforms. In addition to the literature review, guidelines and directives on Life Project and regulations concerning the New High School Education, both at Federal and State (Paraná) levels, were consulted. Data collection involved correlating teacher and student narratives gathered through questionnaires administered to a group of nine students in the third year of high school and two teachers teaching this discipline at the same school. It was found that there is not extensive literature on the subject as it is recent, arising from the national curriculum reform of High School Education (Brazil, 2017), based on the BNCC (Brazil, 2017), and that there is strong criticism from the vast majority of authors regarding the Life Project. Regarding the implementation of the discipline in Paraná, the schedule followed the national guideline of mandatory integration (2022-2024). Educational materials were made available in the year of implementation (2022) but need adaptation to better encourage practical activities in the discipline. Through the voices of those surveyed, it was possible to identify positive evaluations of the implementation and pedagogical work carried out in the Life Project as a mandatory curriculum component in High School. However, its continuity requires substantial investments in various areas such as financial support, teacher specialization, guidance on content to be taught, and real practices promoting student leadership in pedagogical activities at the school.
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