dc.contributor.advisor | Vaz, Adriana, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | pt_BR |
dc.creator | Sachacheviski, Maria Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T14:25:57Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T14:25:57Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89356 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Vaz | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 11/04/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, vinculado a linha de pesquisa Teoria e Prática de Ensino na Educação Básica, problematiza: Como as crianças da Educação Infantil e os adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental de duas Escolas Municipais de Curitiba recebem e compartilham contos de fadas nos momentos de contação de histórias? Os objetivos da pesquisa são analisar a experiência estética causada pela contação de contos de fadas de Hans Christian Andersen nas crianças do pré e dos estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental; construir momentos de conversas e reflexões sobre os sentimentos causados pelo momento de contação de histórias; inferir como as crianças e os adolescentes estabelecem relações entre os contos de fadas e suas experiências vivenciadas em diferentes contextos; pensar sobre o momento de contação das crianças do pré e dos adolescentes do oitavo ano do Ensino Fundamental; e comparar como os contos de fadas são recebidos e comentados por crianças do pré e adolescentes do oitavo ano a partir da contação de histórias. Dentre os principais aportes téoricos destacam-se as contribuições de?? Wolfgang Iser (1996), Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (2003), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), Regina Zilberman (1989), Nelly Novaes Coelho (2012), Maria de Lourdes Patrini (2005) e Celso Sisto (2012). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, tendo como foco a observação participante. Foram realizados cinco encontros de aula geminadas com uma turma de pré da Educação Infantil e cinco encontros de aulas geminadas com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, durante os meses de maio e junho, vinculados às aulas de língua portuguesa do oitavo ano e ao campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação da Educação Infantil, durante o ano letivo de 2023. Cada encontro tinha a duração de 2 horas. Participaram da atividade 22 crianças com idades entre 4 e 5 anos (pré), e 32 estudantes com idades entre 12 e 14 anos (oitavo ano), tendo como público alvo as crianças e os adolescentes. Foram utilizados como instrumentos de coletas de dados filmagens, rodas de conversa e escrita de diário de bordo. Foram escolhidos os contos de fadas: O patinho feio, Polegarzinha, O valente soldadinho de chumbo, A sereiazinha e A menininha dos fósforos, de Hans Christian Andersen, na versão original, para cada uma das turmas. Os resultados encontrados são esses: é inegável que os momentos de contações de histórias e de conversas literárias são importantes para as crianças da educação infantil, criar momentos para vivenciarem e compartilharem histórias é fundamental. Mas as sensações vivenciadas pelos estudantes do oitavo ano demonstraram um amadurecimento emocional e pedagógico, a responsabilidade com as atividades e trabalhos da disciplina de Língua Portuguesa foram atendidos, ou seja, realizaram todas as propostas ofertadas, além de criarem vínculos afetivos entre eles e as professoras. E assim, os momentos de contações e de conversas literárias foram importantes para os dois grupos, o efeito estético motivado por esses momentos teve como principal diferença o envolvimento com o universo ficcional, que ocorreu com mais facilidade com as crianças do pré; já os adolescentes, utilizaram as histórias para relatar situações vivenciadas ou conhecidas por eles. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This Master's research, from the Postgraduate Program in Education, Teaching Theory and Practice, linked to the line of research Teaching Theory and Practice in Basic Education, problematizes: How do children in Early Childhood Education and teenagers in the ease years of Elementary School at two Municipal Schools in Curitiba receive and share fairy tales during storytelling moments? The research objectives are to analyze the aesthetic experience caused by telling fairy tales by Hans Christian Andersen in children in pre-primary Early Childhood Education and eighth-year elementary school; to build moments of conversation and reflections about the feelings caused by the moment of storytelling; to infer how children and teenagers establish relationships between fairy tales and their experiences in different contexts; to think about the moment of telling for children in pre-school and teenagers ad the eighth year of Elementary School; and to compare how fairy tales are received and commented on by pre-school children and eighth graders based on storytelling. Among the main theoretical contributions, are those ones by Wolfgang Iser (1996), Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (2003), Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1993), Regina Zilberman (1989), Nelly Novaes Coelho (2012), Maria de Lourdes Patrini (2005) and Celso Sisto (2012). The methodology used to develop the study was a qualitative research approach, of the pedagogical intervention type, focusing on participant observation. Five twin class meetings were held with a pre-primary Early Childhood Education class and five twin class meetings with an eighth year Elementary School class, during the months of May and June, linked to the Portuguese language classes in the eighth year and the fields of experience listening, speaking, thinking and imagination in Early Childhood Education, during 2023 school year. Each meeting lasted 2 hours. 22 students aged between 4 and 5 years old (pre-primary school), and 32 students aged between 12 and 14 years old (eighth grade) participated in the activity, with children and teenagers as the target audience. Filming, conversation circles and logbook writing were used as data collection instruments. The chosen fairy tales were: The Ugly Duckling, Thumbelina, The Brave Tin Soldier, The Little Mermaid and The Match Girl, by Hans Christian Andersen, in the original version, for each of the classes. The results found are these: it is undeniable that moments of storytelling and literary conversations are important for children in early childhood education to create moments of experiencing and sharing stories are fundamental, for them. But the sensations experienced by the eighth grade year students demonstrated an emotional and pedagogical maturity, the responsibility for the activities and Portuguese Language subject’s tasvs so, they carried out all the proposals offered, in addition to creating emotional bonds between them and the teachers. And so, the moments of storytelling and literary conversations were important for both groups. The aesthetic effect motivated by these moments had as its main difference the involvement with the fictional universe, which occurred easier with pre-primary by school children; instead of teenagers, they used stories to report situations experienced or known by them. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Andersen, H. C (Hans Christian), 1805-1875 | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Arte de contar historias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O efeito estético : a recepção dos contos de Hans Christian Andersen pelas crianças da educação infantil e pelos estudantes do oitavo ano da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |