Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLadeira, João Martins, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorMoreira, Samir Gid Rolim de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T14:46:19Z
dc.date.available2024-08-08T14:46:19Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89305
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Martins Ladeirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 28/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação aborda, de forma exploratória, as qualidades interculturais, interétnicas e impuras dos filmes-rituais indígenas do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA) a partir do cruzamento socio-filosófico da Antropofagia. Empreende-se a conceitualização de um cinema antropófago, no qual a dimensão política, estética e social dos filmes se integram como pensamento e conduta, passando de modelo medial fílmico para modelo medial protético, a fim de pôr o corpo no centro do debate intercultural. Entre culturas e "culturas", convenções e invenções, o corpo é a potência, a criação da comunhão e da utopia no cumprimento da síntese homem natural tecnizado (corpo-câmera-cosmos), que reconfigura as sublimações antagônicas de sujeito e objeto, natureza e cultura, eu e outro, tempo e o ser. Tomase por objeto de análise dois grandes filmes produzidos pelo VNA, Wapté mnhõnõ: iniciação do jovem xavante (1999) e Itão kue-gü: as hiper mulheres (2011). De forma sincrônica pelo devir, das oficinas de formação de cineastas indígenas do VNA, passamos ao cinema-verdade e ao cine-transe de Jean Rouch, às potências do falso, o corpo e o pensamento na imagem-tempo, ao Super-8 Marginal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study addresses, in an exploratory way, the intercultural, interethnic and impure qualities of indigenous ritual films from the Video in the Villages project based on the socio-philosophical intersection of Anthropophagy. The conceptualization of an anthropophagous cinema is undertaken, in which the political, aesthetic and social dimensions of films are integrated as thought and conduct, moving from a filmic medial model to a prosthetic medial model, in order to place the body at the center of the intercultural debate. Between cultures and "cultures", conventions and inventions, the body is the power, the creation of communion and utopia in the fulfillment of the synthesis of technized natural man (body-camera-cosmos), which reconfigures the antagonistic sublimations of subject and object, nature and culture, self and other, time and being. The object of analysis is two major films produced by the Video in the Villages, Wapté mnhõnõ: initiation of the young xavante (1999) and Itão kue-gü: the hyperwomen (2011). In a synchronous way through becoming, from the training workshops for indigenous filmmakers at the Video in the Villages, we move on to cinema-verity and Jean Rouch's cine-trance, to the powers of the false, the body and thought in the time-image, to the Marginal Super-8.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectCinema - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleO natural tecnizado : antropofagia, corpo e invenção nos filmes-rituais Iniciação do jovem xavante (1999) e As hiper mulheres (2011)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples