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dc.contributor.advisorHilger, Thaís Rafaela, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSantos, Vanessa Patrícia dospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T17:15:12Z
dc.date.available2024-08-06T17:15:12Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89271
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Thaís Rafaela Hilgerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A Mata Atlântica brasileira é atualmente um dos biomas que mais sofre com a degradação ambiental no mundo e o estudo das representações sociais associadas ao bioma têm muito a agregar em uma sociedade, pois podem fornecer indícios de alterações nas representações e atitudes direcionadas ao ambiente, além de potencializar ações de educação ambiental que considerem as representações dos sujeitos como ponto de partida. Neste trabalho, buscamos via abordagem qualitativa de pesquisa promover uma aprendizagem significativa de conteúdos e compreender de que forma uma sequência didática afeta as representações sociais de estudantes em relação ao bioma Mata Atlântica. Para tal, utilizamos como instrumentos de constituição de dados uma revisão sistemática, uma sequência didática sobre o bioma Mata Atlântica e observações. A pesquisa foi realizada junto a alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba-PR. Os dados constituídos revelam que as representações dos participantes encontram-se em movimento entre naturalista e globalizante e nos fornecem indícios de aprendizagem significativa de conteúdo conceituais e procedimentaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Brazilian Atlantic Forest is currently one of the biomes that suffers most from environmental degradation in the world and the study of social representations associated with the biome has a lot to add to a society, as it can provide evidence of changes in representations and attitudes towards the environment, in addition to to enhance environmental education actions that consider the subjects' representations as a starting point. In this work, we seek, from a qualitative research approach, to promote meaningful learning of content and understand how a didactic sequence affects students' social representations in relation to the Atlantic Forest biome. To this end, we used a systematic review, a didactic sequence on the Atlantic Forest biome and observations as data creation instruments. The research was carried out with students from two 7th year elementary school classes at a public school in the city of Curitiba-PR. The data revealed that the participants' representations are in movement between naturalistic and globalizing and provide us with evidence of significant learning of conceptual and procedural content.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleRepresentações sociais estudantis a respeito do bioma Mata Atlântica a partir de uma sequência didáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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