• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representações sociais estudantis a respeito do bioma Mata Atlântica a partir de uma sequência didática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VANESSA PATRICIA DOS SANTOS.pdf (7.884Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Santos, Vanessa Patrícia dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Mata Atlântica brasileira é atualmente um dos biomas que mais sofre com a degradação ambiental no mundo e o estudo das representações sociais associadas ao bioma têm muito a agregar em uma sociedade, pois podem fornecer indícios de alterações nas representações e atitudes direcionadas ao ambiente, além de potencializar ações de educação ambiental que considerem as representações dos sujeitos como ponto de partida. Neste trabalho, buscamos via abordagem qualitativa de pesquisa promover uma aprendizagem significativa de conteúdos e compreender de que forma uma sequência didática afeta as representações sociais de estudantes em relação ao bioma Mata Atlântica. Para tal, utilizamos como instrumentos de constituição de dados uma revisão sistemática, uma sequência didática sobre o bioma Mata Atlântica e observações. A pesquisa foi realizada junto a alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba-PR. Os dados constituídos revelam que as representações dos participantes encontram-se em movimento entre naturalista e globalizante e nos fornecem indícios de aprendizagem significativa de conteúdo conceituais e procedimentais
     
    Abstract: The Brazilian Atlantic Forest is currently one of the biomes that suffers most from environmental degradation in the world and the study of social representations associated with the biome has a lot to add to a society, as it can provide evidence of changes in representations and attitudes towards the environment, in addition to to enhance environmental education actions that consider the subjects' representations as a starting point. In this work, we seek, from a qualitative research approach, to promote meaningful learning of content and understand how a didactic sequence affects students' social representations in relation to the Atlantic Forest biome. To this end, we used a systematic review, a didactic sequence on the Atlantic Forest biome and observations as data creation instruments. The research was carried out with students from two 7th year elementary school classes at a public school in the city of Curitiba-PR. The data revealed that the participants' representations are in movement between naturalistic and globalizing and provide us with evidence of significant learning of conceptual and procedural content.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89271
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV