Mostrar registro simples

dc.contributorMazzaron, Larissapt_BR
dc.contributor.advisorSouza, Nelly Narcizo dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Júlia Assis dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:06:28Z
dc.date.available2024-08-08T15:06:28Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89264
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Nelly Narcizo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 45-48pt_BR
dc.description.abstractResumo : Reconhecidamente a psicologia do desenvolvimento tem em seu aporte teórico uma gama de autores com grande influência na área educacional e de desenvolvimento infantil, sendo um importante referencial de suporte para a formação do pedagogo e do professor. Assim e, ao considerar que a infância é importante etapa do desenvolvimento humano e que a Educação Infantil deve estar atrelada tanto a aspectos pedagógicos quanto de promoção do desenvolvimento este trabalho teve como universo de discussão a segunda infância analisada a partir de um dos autores da psicologia do desenvolvimento. Logo, o objetivo principal dessa monografia foi investigar na teoria Henri Wallon, possíveis aproximações e contribuições para a prática docente na Educação Infantil, enfatizando o período da segunda infância e a fase do personalismo. Ao priorizar a fase denominada por esse autor como a do personalismo, buscou – se relacionar de modo teórico e qualitativo, aspectos fundamentais dessa perspectiva com documentos e pesquisas a respeito da Educação Infantil e da segunda infância. Isso de modo a que se verificasse a viabilidade de realizar aproximações teórico – praticas relevantes para a formação do pedagogo. Como considerações produzidas ao longo desse trabalho, foi possível perceber que o referido autor tem muito a contribuir para um melhor entendimento e atendimento à criança pequena; tanto do ponto de vista da formação do professor e do pedagogo; como do entendimento das diferentes fases de desenvolvimento e aprendizagem pelas quais a criança passa; bem como, no que se refere à própria organização do atendimento e dos espaços de atendimento a crianças com pouca idade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEducadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectWallon, Henri, 1879-1962pt_BR
dc.titleContribuições de Henri Wallon para o trabalho pedagógico na segunda infânciapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples