dc.contributor | Mazzaron, Larissa | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Souza, Nelly Narcizo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Silva, Júlia Assis da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:06:28Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:06:28Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89264 | |
dc.description | Orientador: Profª Drª Nelly Narcizo de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 45-48 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Reconhecidamente a psicologia do desenvolvimento tem em seu aporte teórico uma gama de autores com grande influência na área educacional e de desenvolvimento infantil, sendo um importante referencial de suporte para a formação do pedagogo e do professor. Assim e, ao considerar que a infância é importante etapa do desenvolvimento humano e que a Educação Infantil deve estar atrelada tanto a aspectos pedagógicos quanto de promoção do desenvolvimento este trabalho teve como universo de discussão a segunda infância analisada a partir de um dos autores da psicologia do desenvolvimento. Logo, o objetivo principal dessa monografia foi investigar na teoria Henri Wallon, possíveis aproximações e contribuições para a prática docente na Educação Infantil, enfatizando o período da segunda infância e a fase do personalismo. Ao priorizar a fase denominada por esse autor como a do personalismo, buscou – se relacionar de modo teórico e qualitativo, aspectos fundamentais dessa perspectiva com documentos e pesquisas a respeito da Educação Infantil e da segunda infância. Isso de modo a que se verificasse a viabilidade de realizar aproximações teórico – praticas relevantes para a formação do pedagogo. Como considerações produzidas ao longo desse trabalho, foi possível perceber que o referido autor tem muito a contribuir para um melhor entendimento e atendimento à criança pequena; tanto do ponto de vista da formação do professor e do pedagogo; como do entendimento das diferentes fases de desenvolvimento e aprendizagem pelas quais a criança passa; bem como, no que se refere à própria organização do atendimento e dos espaços de atendimento a crianças com pouca idade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Educadores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Wallon, Henri, 1879-1962 | pt_BR |
dc.title | Contribuições de Henri Wallon para o trabalho pedagógico na segunda infância | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |