Contribuições de Henri Wallon para o trabalho pedagógico na segunda infância
Resumo
Resumo : Reconhecidamente a psicologia do desenvolvimento tem em seu aporte teórico uma gama de autores com grande influência na área educacional e de desenvolvimento infantil, sendo um importante referencial de suporte para a formação do pedagogo e do professor. Assim e, ao considerar que a infância é importante etapa do desenvolvimento humano e que a Educação Infantil deve estar atrelada tanto a aspectos pedagógicos quanto de promoção do desenvolvimento este trabalho teve como universo de discussão a segunda infância analisada a partir de um dos autores da psicologia do desenvolvimento. Logo, o objetivo principal dessa monografia foi investigar na teoria Henri Wallon, possíveis aproximações e contribuições para a prática docente na Educação Infantil, enfatizando o período da segunda infância e a fase do personalismo. Ao priorizar a fase denominada por esse autor como a do personalismo, buscou – se relacionar de modo teórico e qualitativo, aspectos fundamentais dessa perspectiva com documentos e pesquisas a respeito da Educação Infantil e da segunda infância. Isso de modo a que se verificasse a viabilidade de realizar aproximações teórico – praticas relevantes para a formação do pedagogo. Como considerações produzidas ao longo desse trabalho, foi possível perceber que o referido autor tem muito a contribuir para um melhor entendimento e atendimento à criança pequena; tanto do ponto de vista da formação do professor e do pedagogo; como do entendimento das diferentes fases de desenvolvimento e aprendizagem pelas quais a criança passa; bem como, no que se refere à própria organização do atendimento e dos espaços de atendimento a crianças com pouca idade.
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- Pedagogia [617]