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dc.contributor.advisorAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorKrupczak, Carlapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T13:00:18Z
dc.date.available2024-08-05T13:00:18Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89195
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 05/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A ciência tem um papel importante e inegável na maneira como as pessoas vivem, mesmo assim diversos movimentos anticientíficos ganharam força nos últimos anos. Portanto, é fundamental que a Educação Científica se preocupe em formar indivíduos que possuam uma compreensão mais abrangente sobre o que é a ciência, como ela funciona e como afeta a sociedade. A compreensão destes aspectos é conhecida na área de Educação em Ciências como natureza da ciência (NDC). Existem diversas propostas na literatura especializada para melhorar o entendimento sobre NDC dos estudantes da Educação Básica e Superior. Uma delas é a abordagem de controvérsias sociocientíficas (CSC). Porém, ainda existem poucas pesquisas que buscam entender as relações entre os dois temas, principalmente no contexto do Ensino Médio brasileiro. Assim, este estudo tem como objetivo principal investigar se e como a abordagem de controvérsias sociocientíficas pode contribuir para a compreensão sobre natureza da ciência no contexto das aulas de Química. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantiqualitativa de investigação da própria prática, em que foi desenvolvida, aplicada e avaliada uma sequência didática para estudantes de quatro turmas de primeira série do Ensino Médio. A sequência envolveu a abordagem de CSC, sendo utilizada a controvérsia do aquecimento global e o conteúdo de química dos óxidos, e foi usada para contextualizar discussões sobre NDC. Os dados foram constituídos por meio de questionários, materiais produzidos pelos estudantes, gravações das dez aulas da sequência didática e anotações em diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de testes estatísticos e dos dados qualitativos por meio de elementos da Análise Textual Discursiva. Os resultados quantitativos e qualitativos indicam que a compreensão dos estudantes sobre NDC tornou-se mais aprofundada depois da sequência didática. Além disso, a contextualização das discussões sobre NDC, realizada por meio da CSC, facilitou o entendimento dos estudantes sobre o funcionamento da ciência, o que também é indicado tanto pelos dados quantitativos quanto qualitativos. Assim, os resultados desta pesquisa indicam que a abordagem de CSC contribuiu para a compreensão sobre NDC por estar contextualizada e mais próxima da realidade do estudante.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Science has an important and undeniable role in the way people live, yet several anti-scientific movements have gained strength in recent years. Therefore, it is essential that Scientific Education is concerned with training individuals who have a more comprehensive understanding of what science is, how it works and how it affects society. Understanding these aspects is known in the area of Science Education as the nature of science (NOS). There are several proposals in the specialized literature to improve the understanding of NOS among Basic and Higher Education students. One of them is the socioscientific issues (SSI) approach. However, there is still little research that seeks to understand the relationships between the two themes, especially in the context of Brazilian high school. Thus, this study's main objective is to investigate whether and how the approach to socioscientific issues can contribute to understanding the nature of science in the context of high school chemistry classes. To this end, a quantitative-qualitative research was carried out to investigate the practice itself, in which a didactic sequence was developed, applied and evaluated for students from four first-year high school classes. The sequence involved the SSI approach, using the global warming controversy and oxide chemistry content, and was used to contextualize discussions about NOS. The data was constituted through questionnaires, materials produced by the students, recordings of the ten classes in the didactic sequence and notes in the researcher's field diary. The analysis of quantitative data was done through statistical tests and qualitative data through elements of Discursive Textual Analysis. The quantitative and qualitative results indicate that students' understanding of NOS became more complex after the didactic sequence. Furthermore, the contextualization of discussions on NOS, carried out through the SSI, facilitated students' understanding of how science works, which is also indicated by both quantitative and qualitative data. Thus, the results of this research indicate that the SSI approach makes understanding NOS simpler, as it is contextualized and closer to the student's reality.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleCompreensões sobre natureza da ciência no contexto das controvérsias sociocientíficas : um estudo em uma escola no sul do Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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