Programa DIGA : avaliação de processo de uma intervenção para a promoção da responsabilidade social em escolas de ensino fundamental
Resumo
Resumo: Esta tese investigou as condições necessárias para a fiel integração de um programa de educação socioemocional no contexto escolar. A pesquisa foi estruturada em três estudos que acompanharam a implementação do Programa DIGA em escolas de Ensino Fundamental durante 2020 e 2021. O Estudo 1 abordou a assimilação do Programa DIGA durante a pandemia de COVID-19 em 2020, coletando dados através de entrevistas online com 12 educadores de 10 escolas públicas municipais. Os principais temas identificados foram as dificuldades da pandemia, motivações para a adesão e necessidades para a implementação. O Estudo 2 focou na implementação do programa em 2021, com entrevistas presenciais em grupo envolvendo 34 educadores. A análise temática revelou a compreensão e integração do DIGA, os facilitadores e desafios do contexto, além dos efeitos percebidos. O Estudo 3 avaliou indicadores de fidelidade com questionários aplicados a 66 professoras e 767 estudantes. Os resultados mostraram que a integração do programa teve um impacto significativo no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, superando até mesmo a autoeficácia dos professores. Em todos os estudos, a pandemia foi uma barreira significativa, mas o apoio da equipe DIGA, da gestão escolar e das Secretarias de Educação facilitou a implementação. A estrutura dos recursos DIGA e a flexibilidade para atender às necessidades específicas de cada escola foram cruciais. A continuidade da implementação e o planejamento também foram fatores importantes para a integração. A tese conclui que a promoção da educação socioemocional é uma tarefa coletiva e contínua, exigindo avaliação e adaptações constantes ao contexto escolar. Abstract: This thesis investigated the necessary conditions for the faithful integration of a socio-emotional education program in the school context. The research was structured in three studies that followed the implementation of the DIGA Program in Elementary schools during 2020 and 2021. Study 1 addressed the assimilation of the DIGA Program during the COVID-19 pandemic 2020, collecting data through online interviews with 12 educators from 10 public municipal schools. The main themes identified were the difficulties of the pandemic, motivations for adoption, and the need for implementation. Study 2 focused on program implementation in 2021, with group face-to-face interviews involving 34 educators. Thematic analysis revealed the understanding and integration of DIGA, facilitators and challenges of the context, and perceived effects. Study 3 evaluated fidelity indicators with questionnaires administered to 66 teachers and 767 students. The results showed that the program integration significantly impacted students' socio-emotional development, surpassing even teachers' self-efficacy. In all studies, the pandemic was a significant barrier, but the support from the DIGA team, school management, and Education Departments facilitated the implementation. The structure of DIGA resources and flexibility to meet the specific needs of each school were crucial. Continuity of implementation and planning were also important factors for integration. The thesis concludes that promoting socio-emotional education is a collective and ongoing task, requiring constant evaluation and adaptations to the school context.
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