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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRicordi, Jéssica da Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:21:03Z
dc.date.available2024-08-08T16:21:03Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89151
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 95-99pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho objetiva conhecer os argumentos teóricos e empíricos que levaram, em 1985, a criação da disciplina "Educação e Trabalho", no Departamento de Planejamento e Administração Escolar – DEPLAE, do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como, a razão de sua manutenção como disciplina obrigatória, atualmente. Explicações para a escolha deste tema não faltaram, sendo elas: a precoce profissionalização da autora e as implicações disso em seu processo de escolarização e formação; as inquietações que surgiram após as leituras nesta disciplina; e a curiosidade em conhecer, no presente momento histórico, no qual está em processo uma reforma curricular, argumentos das vozes concordantes e dissonantes sobre sua obrigatoriedade. Inicialmente considerou-se fundamental compreender a relação existente entre Trabalho e Educação e as implicações dos modos de ver esta relação na formação e escolarização do ser humano. Assim, foi elaborado um breve histórico referenciado na literatura sobre Educação e Trabalho a qual se teve acesso como aluna da disciplina, com a finalidade de subsidiar a análise das informações buscadas em documentos curriculares do DEPLAE e em entrevistas virtuais com dois professores, um professor que esteve envolvido com o processo de criação e em reformas curriculares anteriores; e, uma professora, coordenadora do curso de Pedagogia, à época da entrevista. Ao final deste processo, apoiada na literatura, em documentos curriculares e nas manifestações de professores do curso, considera-se ser possível afirmar que a criação e a manutenção desta disciplina até o presente momento, deve-se ao fato de: ser necessário que a Licenciatura em Pedagogia permita compreender as relações sociais, culturais, econômicas que circundam a Educação e o Trabalho, o quanto a Educação interfere na qualificação para o Trabalho e o quanto as condições de Trabalho interferem na Educação, desde o início dos processos de escolarização/institucionalização.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleEducação e trabalho : trajetória de uma disciplina no curso de pedagogia da UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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