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    Educação e trabalho : trajetória de uma disciplina no curso de pedagogia da UFPR

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    JESSICA DA COSTA RICORDI.pdf (1.796Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Ricordi, Jéssica da Costa
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente trabalho objetiva conhecer os argumentos teóricos e empíricos que levaram, em 1985, a criação da disciplina "Educação e Trabalho", no Departamento de Planejamento e Administração Escolar – DEPLAE, do setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como, a razão de sua manutenção como disciplina obrigatória, atualmente. Explicações para a escolha deste tema não faltaram, sendo elas: a precoce profissionalização da autora e as implicações disso em seu processo de escolarização e formação; as inquietações que surgiram após as leituras nesta disciplina; e a curiosidade em conhecer, no presente momento histórico, no qual está em processo uma reforma curricular, argumentos das vozes concordantes e dissonantes sobre sua obrigatoriedade. Inicialmente considerou-se fundamental compreender a relação existente entre Trabalho e Educação e as implicações dos modos de ver esta relação na formação e escolarização do ser humano. Assim, foi elaborado um breve histórico referenciado na literatura sobre Educação e Trabalho a qual se teve acesso como aluna da disciplina, com a finalidade de subsidiar a análise das informações buscadas em documentos curriculares do DEPLAE e em entrevistas virtuais com dois professores, um professor que esteve envolvido com o processo de criação e em reformas curriculares anteriores; e, uma professora, coordenadora do curso de Pedagogia, à época da entrevista. Ao final deste processo, apoiada na literatura, em documentos curriculares e nas manifestações de professores do curso, considera-se ser possível afirmar que a criação e a manutenção desta disciplina até o presente momento, deve-se ao fato de: ser necessário que a Licenciatura em Pedagogia permita compreender as relações sociais, culturais, econômicas que circundam a Educação e o Trabalho, o quanto a Educação interfere na qualificação para o Trabalho e o quanto as condições de Trabalho interferem na Educação, desde o início dos processos de escolarização/institucionalização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89151
    Collections
    • Pedagogia [622]

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