dc.contributor.advisor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Arving, Izabele Caroline Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:35:46Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:35:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89150 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Ana Lorena Bruel | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 56-58 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo procura compreender as escolhas familiares por escolas que possuem prestígio diante da comunidade em que estão inseridas e perante a burocracia educacional. Trata-se de uma investigação, realizada na cidade de Curitiba, com o objetivo de compreender os mecanismos que influenciaram a escolha das famílias dos estudantes por duas escolas públicas da rede municipal de ensino. A reflexão é importante porque há uma hierarquização entre as escolas, em que umas são mais disputadas que outras. As instituições de ensino de prestígio selecionam na entrada e ao longo da escolarização seu alunado, em um processo de homogeneização, contribuindo para a estratificação escolar. As escolas de maior seletividade dependem de outras que recebam os alunos e alunas que não obtiveram matrícula. Nos estabelecimentos de prestígio há um forte sentimento de diferenciação entre as demais instituições de ensino. Esta distinção é revelada na capacidade dessas de produzir credenciais socialmente valorizadas, que contribuem para as desigualdades educacionais. A pesquisa contou com a realização de entrevistas com pais, mães e responsáveis por estudantes das duas instituições selecionadas. Os dados obtidos indicam que parte das famílias entrevistadas escolheu ativamente a escola, buscando estratégias para garantir a vaga na instituição que pretendia. As famílias e responsáveis demonstraram uma boa ou ótima avaliação das escolas. Foi possível observar também que não há consenso em relação à política de georreferenciamento da distribuição dos estudantes nas escolas, pois alguns entrevistados se posicionaram favoráveis ao procedimento e outros contrários. Considera-se que o estudo contribui para conhecer a percepção das famílias sobre a escolha da escola e, ainda que não permite generalizações, indica a necessidade de continuidade de estudos na área. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Estudo de casos | pt_BR |
dc.title | Escolas de prestígio : uma reflexão sobre as escolhas familiares | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |