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    Escolas de prestígio : uma reflexão sobre as escolhas familiares

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    IZABELE CAROLINA SILVA.pdf (1.614Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Arving, Izabele Caroline Silva
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este estudo procura compreender as escolhas familiares por escolas que possuem prestígio diante da comunidade em que estão inseridas e perante a burocracia educacional. Trata-se de uma investigação, realizada na cidade de Curitiba, com o objetivo de compreender os mecanismos que influenciaram a escolha das famílias dos estudantes por duas escolas públicas da rede municipal de ensino. A reflexão é importante porque há uma hierarquização entre as escolas, em que umas são mais disputadas que outras. As instituições de ensino de prestígio selecionam na entrada e ao longo da escolarização seu alunado, em um processo de homogeneização, contribuindo para a estratificação escolar. As escolas de maior seletividade dependem de outras que recebam os alunos e alunas que não obtiveram matrícula. Nos estabelecimentos de prestígio há um forte sentimento de diferenciação entre as demais instituições de ensino. Esta distinção é revelada na capacidade dessas de produzir credenciais socialmente valorizadas, que contribuem para as desigualdades educacionais. A pesquisa contou com a realização de entrevistas com pais, mães e responsáveis por estudantes das duas instituições selecionadas. Os dados obtidos indicam que parte das famílias entrevistadas escolheu ativamente a escola, buscando estratégias para garantir a vaga na instituição que pretendia. As famílias e responsáveis demonstraram uma boa ou ótima avaliação das escolas. Foi possível observar também que não há consenso em relação à política de georreferenciamento da distribuição dos estudantes nas escolas, pois alguns entrevistados se posicionaram favoráveis ao procedimento e outros contrários. Considera-se que o estudo contribui para conhecer a percepção das famílias sobre a escolha da escola e, ainda que não permite generalizações, indica a necessidade de continuidade de estudos na área.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89150
    Collections
    • Pedagogia [622]

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