Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorOliveira, Fernanda Bachini dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:23:54Z
dc.date.available2024-08-08T17:23:54Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89012
dc.descriptionOrientador: Profa Dra.Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 44-47pt_BR
dc.description.abstractResumo : Os alunos(as) com Altas Habilidades/ Super dotação estão inseridos nas turmas de ensino regular, muitas vezes sem um diagnóstico adequado. O professor, neste contexto, é fundamental, pois é ele que tem contato mais direto e por longos períodos com o aluno (a). Porém, para indicar alunos(as) para avaliação diagnóstica é necessário conhecer o que são as Altas Habilidades/Super dotação. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo identificar o que docentes formados e futuros professores(as) conhecem sobre Altas Habilidades/Super dotação. Foram investigados 40 participantes por meio de questionário online com perguntas abertas e fechadas: 20 estudantes de cursos de Pedagogia e 20 professores(as) do ensino público fundamental com mais de 10 anos de prática docente. A análise dos dados revelou que os dois grupos de participantes são semelhantes em sua compreensão sobre Altas Habilidades/Super dotação; além disso, foi possível perceber que a questão dos mitos referentes aos sujeitos com Altas Habilidades/Super dotação não se evidencia, o que não quer dizer que a formação inicial e continuada sobre a temática não necessita de aprimoramento. Embora em pequena amostra, o estudo traz indícios de que o ensino superior e a formação continuada têm contribuído para uma visão mais adequada sobre as Altas Habilidades/Super dotaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSuperdotados - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleGraduandos(as) de pedagogia e professores formados : o que conhecem sobre altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples