dc.contributor.advisor | Stoltz, Tania, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Fernanda Bachini de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:23:54Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:23:54Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89012 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra.Tania Stoltz | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 44-47 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Os alunos(as) com Altas Habilidades/ Super dotação estão inseridos nas turmas de ensino regular, muitas vezes sem um diagnóstico adequado. O professor, neste contexto, é fundamental, pois é ele que tem contato mais direto e por longos períodos com o aluno (a). Porém, para indicar alunos(as) para avaliação diagnóstica é necessário conhecer o que são as Altas Habilidades/Super dotação. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo identificar o que docentes formados e futuros professores(as) conhecem sobre Altas Habilidades/Super dotação. Foram investigados 40 participantes por meio de questionário online com perguntas abertas e fechadas: 20 estudantes de cursos de Pedagogia e 20 professores(as) do ensino público fundamental com mais de 10 anos de prática docente. A análise dos dados revelou que os dois grupos de participantes são semelhantes em sua compreensão sobre Altas Habilidades/Super dotação; além disso, foi possível perceber que a questão dos mitos referentes aos sujeitos com Altas Habilidades/Super dotação não se evidencia, o que não quer dizer que a formação inicial e continuada sobre a temática não necessita de aprimoramento. Embora em pequena amostra, o estudo traz indícios de que o ensino superior e a formação continuada têm contribuído para uma visão mais adequada sobre as Altas Habilidades/Super dotação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Superdotados - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Graduandos(as) de pedagogia e professores formados : o que conhecem sobre altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |