Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSabei, Evana Gabriellipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:10:57Z
dc.date.available2024-08-08T17:10:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89011
dc.descriptionOrientador: Prof.a.Dra. Andréa Bezerra Cordeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 55-58pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho, realizado com base na análise e reflexão de pesquisas bibliográficas concernentes ao tema, tem por objetivo analisar o espaço e tempo do brincar e de que forma este contribui para o desenvolvimento infantil. Tratar-se-á, inicialmente, da importância do brincar, passando em seguida para o desenvolvimento da criança através do brincar. Expondo consecutivamente a cultura do brincar e como este afeta o desenvolvimento social da criança. Em momento posterior, apresentar-se-ão a questão do educador como mediador das brincadeiras; Verificar o papel do brinquedo e a forma que ele vem sendo tratado na instituição, tendo em vista considerar o brinquedo como um instrumento de aprendizagem espontânea que contribui no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Finalizando esse capítulo, apresento o brincar na perspectiva do educador. Por fim, será versado sobre o espaço e tempo no brincar e por sequência, como o brincar é considerado dentro do espaço e tempo na perspectiva do educador do Município de Curitiba, sendo ele um facilitador no processo de aprendizagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work, carried out based on the analysis and reflection of bibliographical research related to the theme, aims to analyze the space and the time to toy and how this contributes to child development. Will be explored initially in this study the importance of to toy, passing then to the development of the child through of the act of playing. Exposing consecutively the culture of to play and how this affects the social development of the child; In later moment, will be presented the question of the educator as mediator of the games. Furthermore, will be explored the role of the toy and the way this has been handled in the institution, in order to consider the toy as a instrument of spontaneous learning that contributes to the development of cognitive, motor and social skills. Finishing this chapter, will be presented the act of playing in the perspective of the educator. Lastly, will be versed on the space and time to toy and by sequence, how to toy is considered within the space and time from the perspective of the educator of the Municipality of Curitiba, him being a facilitator in the process of learning.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleA importância do brincar : o espaço e o tempo para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples