dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Cybelle Aparecida Batista de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:58:32Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:58:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88954 | |
dc.description | Orientador: Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 70-71 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC, aponta as considerações de uma pesquisa-ação desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI da cidade de Curitiba. Apresenta o projeto "Portfólios: uma construção educativa e permanente" que teve como partícipes todas as professoras da unidade em questão e propôs uma intervenção nos processos avaliativos, especificamente, com relação ao portfólio, que antes era construído de forma padronizada. Contextualiza a unidade em termos de estrutura física, profissional e de formação das professoras. Faz uma breve revisão bibliográfica que aborda as concepções de avaliação no contexto da Educação Infantil em seus aspectos legais e históricos. Defende os portfólios como instrumentos avaliativos com grandes possibilidades de acompanhar as aprendizagens e desenvolvimentos das crianças em suas potencialidades e individualidades, com vistas à avaliação formativa. Narra o percurso do projeto, apresentando os textos estudados pelas professoras e analisa a trajetória de cada turma na reconstrução dos portfólios, a partir dos resultados da intervenção na unidade analisando os materiais de cada turma. Problematiza os avanços e limites que o projeto enfrentou, considerando os apontamentos das profissionais envolvidas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Portfólios em educação | pt_BR |
dc.title | Portfólio como instrumento nos processos avaliativos : apontamento de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |