Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorAndrade, Cybelle Aparecida Batista dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:58:32Z
dc.date.available2024-08-08T17:58:32Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88954
dc.descriptionOrientador: Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 70-71pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC, aponta as considerações de uma pesquisa-ação desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI da cidade de Curitiba. Apresenta o projeto "Portfólios: uma construção educativa e permanente" que teve como partícipes todas as professoras da unidade em questão e propôs uma intervenção nos processos avaliativos, especificamente, com relação ao portfólio, que antes era construído de forma padronizada. Contextualiza a unidade em termos de estrutura física, profissional e de formação das professoras. Faz uma breve revisão bibliográfica que aborda as concepções de avaliação no contexto da Educação Infantil em seus aspectos legais e históricos. Defende os portfólios como instrumentos avaliativos com grandes possibilidades de acompanhar as aprendizagens e desenvolvimentos das crianças em suas potencialidades e individualidades, com vistas à avaliação formativa. Narra o percurso do projeto, apresentando os textos estudados pelas professoras e analisa a trajetória de cada turma na reconstrução dos portfólios, a partir dos resultados da intervenção na unidade analisando os materiais de cada turma. Problematiza os avanços e limites que o projeto enfrentou, considerando os apontamentos das profissionais envolvidaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPortfólios em educaçãopt_BR
dc.titlePortfólio como instrumento nos processos avaliativos : apontamento de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples