Portfólio como instrumento nos processos avaliativos : apontamento de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Andrade, Cybelle Aparecida Batista de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC, aponta as considerações de uma pesquisa-ação desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI da cidade de Curitiba. Apresenta o projeto "Portfólios: uma construção educativa e permanente" que teve como partícipes todas as professoras da unidade em questão e propôs uma intervenção nos processos avaliativos, especificamente, com relação ao portfólio, que antes era construído de forma padronizada. Contextualiza a unidade em termos de estrutura física, profissional e de formação das professoras. Faz uma breve revisão bibliográfica que aborda as concepções de avaliação no contexto da Educação Infantil em seus aspectos legais e históricos. Defende os portfólios como instrumentos avaliativos com grandes possibilidades de acompanhar as aprendizagens e desenvolvimentos das crianças em suas potencialidades e individualidades, com vistas à avaliação formativa. Narra o percurso do projeto, apresentando os textos estudados pelas professoras e analisa a trajetória de cada turma na reconstrução dos portfólios, a partir dos resultados da intervenção na unidade analisando os materiais de cada turma. Problematiza os avanços e limites que o projeto enfrentou, considerando os apontamentos das profissionais envolvidas
Collections
- Pedagogia [622]