Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaniel, Leziany Silveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSalsamendi, Daniela Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:20:18Z
dc.date.available2024-08-08T17:20:18Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88934
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 65-66pt_BR
dc.description.abstractResumo : Os caminhos da profissionalização da educação infantil no sistema municipal de educação de Curitiba, proposições sobre as funções das instituições formadoras de ensino superior, dos professores desta modalidade e a trajetória de ambos são os temas desenvolvidos ao longo deste trabalho de conclusão de curso que teve como base as inquietações sobre as exigências iniciais da LDB 9394/96 no que se refere à formação dos professores desta modalidade de ensino. A metodologia constitui-se na análise bibliográfica de autores contemporâneos e dos dados obtidos no núcleo de recursos humanos da secretaria municipal de educação. Os resultados evidenciam que os professores de Educação Infantil observados são heterogêneos em relação: ao nível de instrução, à faixa etária, ao tempo de permanência na rede e ao gênero. O perfil profissional também vem mudando com o passar dos anos, no qual se reforça a superior presença feminina, a importância dos cursos de formação inicial e continuada e a adesão dos servidores aos cursos internos e externos a rede. A partir da pesquisa, foi possível verificar a distância entre o necessário para a qualificação destes profissionais e do que realmente se oferece, já que muitas instituições formadoras de ensino superior funcionam baseadas nos interesses econômicos, burlando boas práticas e trabalhando baseadas no improviso, portanto, neste cenário é preciso atribuir ainda mais valor ao professor que tem como meta e esforço sua formação. A melhoria da qualidade deste nível de ensino não é de responsabilidade total do professor, as políticas públicas, além de estabelecer o tipo de profissional necessário, deveriam auxiliar os municípios na valorização do exercício profissional desta etapa da educação, melhorando remuneração, quadros funcionais, benefícios, para que os mesmos tenham condições de adequar ou melhorar sua formação e sejam cada vez mais capazes de fazer com que esta fase de aprendizagem adquira um significado real na vida das crianças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The paths of the professionalization of early childhood education in the municipal education system of Curitiba, propositions about the functions of higher education institutions, teachers of this modality and the trajectory of both are the themes developed during this monograph for completion of Pedagogy course that was based on the concerns about the initial requirements of LDB 9394/96 as regards the training of teachers of this type of education. The methodology is the bibliographical analysis of contemporary authors and the data obtained in the core human resources of the municipal education department. The results show that the teachers of Infant Education observed are heterogeneous in relation to: education level, age group, length of stay in the network and gender. The professional profile has also changed over the years, in which it reinforces the superior female presence, the importance of the initial and continuing training courses and the adherence of the employees to the internal and external courses of the network. From the research, it was possible to verify the distance between what is necessary for the qualification of these professionals and what is really offered, since many institutions that form higher education work based on economic interests, mocking good practices and working based on improvisation, In this scenario it is necessary to attribute even more value to the teacher who has as his goal and effort his training. The improvement of the quality of this level of education is not the teacher's total responsibility, public policies, besides establishing the type of professional needed, should help municipalities in the valorization of the professional exercise of this stage of education, improving remuneration, functional frameworks, benefits, so that they are able to adapt or improve their education and are increasingly able to make this phase of learning acquire real meaning in the lives of children.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e bases - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleOs caminhos da profissionalização dos professores da educação infantil no sistema municipal de educação de Curitiba : a docência em debatept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples