Os caminhos da profissionalização dos professores da educação infantil no sistema municipal de educação de Curitiba : a docência em debate
Resumo
Resumo : Os caminhos da profissionalização da educação infantil no sistema municipal de educação de Curitiba, proposições sobre as funções das instituições formadoras de ensino superior, dos professores desta modalidade e a trajetória de ambos são os temas desenvolvidos ao longo deste trabalho de conclusão de curso que teve como base as inquietações sobre as exigências iniciais da LDB 9394/96 no que se refere à formação dos professores desta modalidade de ensino. A metodologia constitui-se na análise bibliográfica de autores contemporâneos e dos dados obtidos no núcleo de recursos humanos da secretaria municipal de educação. Os resultados evidenciam que os professores de Educação Infantil observados são heterogêneos em relação: ao nível de instrução, à faixa etária, ao tempo de permanência na rede e ao gênero. O perfil profissional também vem mudando com o passar dos anos, no qual se reforça a superior presença feminina, a importância dos cursos de formação inicial e continuada e a adesão dos servidores aos cursos internos e externos a rede. A partir da pesquisa, foi possível verificar a distância entre o necessário para a qualificação destes profissionais e do que realmente se oferece, já que muitas instituições formadoras de ensino superior funcionam baseadas nos interesses econômicos, burlando boas práticas e trabalhando baseadas no improviso, portanto, neste cenário é preciso atribuir ainda mais valor ao professor que tem como meta e esforço sua formação. A melhoria da qualidade deste nível de ensino não é de responsabilidade total do professor, as políticas públicas, além de estabelecer o tipo de profissional necessário, deveriam auxiliar os municípios na valorização do exercício profissional desta etapa da educação, melhorando remuneração, quadros funcionais, benefícios, para que os mesmos tenham condições de adequar ou melhorar sua formação e sejam cada vez mais capazes de fazer com que esta fase de aprendizagem adquira um significado real na vida das crianças. Abstract : The paths of the professionalization of early childhood education in the municipal education system of Curitiba, propositions about the functions of higher education institutions, teachers of this modality and the trajectory of both are the themes developed during this monograph for completion of Pedagogy course that was based on the concerns about the initial requirements of LDB 9394/96 as regards the training of teachers of this type of education. The methodology is the bibliographical analysis of contemporary authors and the data obtained in the core human resources of the municipal education department. The results show that the teachers of Infant Education observed are heterogeneous in relation to: education level, age group, length of stay in the network and gender. The professional profile has also changed over the years, in which it reinforces the superior female presence, the importance of the initial and continuing training courses and the adherence of the employees to the internal and external courses of the network. From the research, it was possible to verify the distance between what is necessary for the qualification of these professionals and what is really offered, since many institutions that form higher education work based on economic interests, mocking good practices and working based on improvisation, In this scenario it is necessary to attribute even more value to the teacher who has as his goal and effort his training. The improvement of the quality of this level of education is not the teacher's total responsibility, public policies, besides establishing the type of professional needed, should help municipalities in the valorization of the professional exercise of this stage of education, improving remuneration, functional frameworks, benefits, so that they are able to adapt or improve their education and are increasingly able to make this phase of learning acquire real meaning in the lives of children.
Collections
- Pedagogia [622]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...