Eficiência operacional nas operações de crédito na cooperativa SICREDI Integração PR/SC
Resumo
Resumo: Este projeto tem o objetivo de aprimorar a eficiência operacional no âmbito da lacuna existente entre a requisição de um crédito ou produtos de uma instituição financeira até o associado, elencamos o estudo na cooperativa de crédito Sicredi. Delimitamos nossa análise para mapear de maneira abrangente o lead time de alguns processos com o intuito de entender e melhorar o tempo de resposta ao consumidor final que nesse contexto elencamos o nosso associado que é o Centro. No desenvolvimento desta iniciativa unimos gerentes de negócios que atuam diretamente com o mesmo sistema. Identificamos que para melhoria de gestão de tempo de um gerente de contas, que no dia a dia tem inúmeras atividades e metas, é de grande importância agilizar o atendimento ao associado em suas solicitações de crédito, principalmente por estarmos convivendo com uns grandes crescimentos de bancos digitais e concorrentes que liberam de forma quase que imediatas tais demandas. Sendo assim a busca deste estudo é de reduzir o número de solicitações em sistema operacional ou até mesmo centralizar. Por exemplo, quando um associado solicita um financiamento de veículo, o gerente de contas ao atende a solicitação muitas vezes se depara com a necessidade de atualizar o cadastro demandando um dia em média. Posteriormente são abertas solicitações para inclusão do bem a ser financiado e se a taxa não estiver adequada uma exceção de taxa solicitada. Em seguida é elaborado um dossiê com os documentos necessários, consultas ao SERASA E SPC, dados do veículo, e a proposta é cadastrada no sistema este processo pode ocorrer em até 5 dias dependendo de valor e disponibilidade de outros envolvidos na análise. Portanto, o processo passa por diversas etapas o que acaba consumindo com o dia do gerente de contas por outros atendimentos e visitas levando por consequência atrasos até o planejado