Documentação pedagógica na educação infantil : olhares de professores do ensino público
Resumo
Resumo: A presente pesquisa, fundamentada nas contribuições de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, bem como de outros autores que adotam uma perspectiva pós-estruturalista, tem como objetivo problematizar os discursos relacionados à Documentação Pedagógica enquanto uma abordagem contemporânea da Educação Infantil, comumente apresentada enquanto ofício inerente ao papel dos professores de Educação Infantil. Especificamente, abordo os efeitos da implementação de um conjunto de tecnologias de organização do trabalho pedagógico no cotidiano das escolas de infância, assim como a planificação das docências a modulações prédeterminadas a denominadores estrangeiros. Analiso também a correlação dessa abordagem com os enunciados discursivos presentes na Base Nacional Comum Curricular, que são amplificados no arranjo curricular municipal, orientando e regulando a prática pedagógica dos professores no município de Curitiba. Destaco a presença dos jogos da verdade que buscam posicionar os professores como consumidores passivos das proposições (norte) italianas. Os fundamentos teóricos têm como principal fonte de análise os estudos sobre a Documentação Pedagógica desenvolvidos no Brasil e o conceito de figuração postulado pelo sociólogo Norbert Elias (2000, 2008). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória descritiva, realizada com professores que atuam na Educação Infantil em Centros Municipais de Educação Infantil da capital paranaense. O principal contributo desta investigação reside no fornecimento de outras ferramentas de análise sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir de perspectivas não hegemônicas, principalmente quando os sistemas de ensino e as legislações acenam para um mercado pedagógico e fazem circular tecnologias tácitas de governo, sujeitando os professores a processos velados de governamentalidade da docência contemporânea. Ao analisar os dados empíricos levantados a partir das entrevistas semiestruturadas, assim como dos materiais disponibilizados pelos participantes, pode-se concluir que, no referido município, tem ocorrido uma acentuada transposição nominal em relação à abordagem Documentação Pedagógica, sendo entendida pela maioria dos participantes como um sinônimo de registro docente. Existem movimentos correlatos à abordagem que, por meio do biopoder originado na difusão das abordagens italianas na BNCC, levam os professores a ocuparem um lugar de reprodução discursiva, operando em uma proeminente estetização do que socialmente se considera boa docência e, sobretudo, em uma hiperprecarização das condições de trabalho nesta etapa de educação. Abstract: This research, based on the contributions of Friedrich Nietzsche and Michel Foucault, along with other authors adopting a post-structuralist perspective, explores discourses related to Pedagogical Documentation as a contemporary approach to Early Childhood Education. This approach is a common craft within the role of Preschool Education teachers. The study specifically examines the effects of implementing a set of technologies for organizing pedagogical work in the daily life of preschools. It also explores the planning of teachings according to predetermined modulations aligned with foreign denominators. The correlation of this approach with discursive statements in the National Common Curricular Base is analyzed with its amplification in the municipal curriculum guiding and regulating pedagogical practices of teachers in the city of Curitiba. Emphasis is placed on the presence of truth games seeking to position teachers as passive consumers of Italian (north) propositions. The theoretical foundations draw primarily from studies on Pedagogical Documentation in Brazil and the concept of figuration postulated by the sociologist Norbert Elias (2000, 2008). Methodologically, it is a qualitative and exploratory-descriptive research conducted with teachers working in Preschool Education at Municipal Early Childhood Education Centers in the capital of Paraná. The main contribution of this investigation lies in providing alternative analytical tools regarding pedagogical work in Early Childhood Education from nonhegemonic perspectives. This is particularly relevant as educational systems and legislations signal a pedagogical market, circulating tacit technologies of governance, and subjecting teachers to veiled processes of contemporary teaching governmentality. Analysis of empirical data from semi-structured interviews and materials provided by participants reveals a pronounced nominal transposition of the Pedagogical Documentation approach in the mentioned municipality. There are correlated movements that, through biopower stemming from the dissemination of Italian approaches in the BNCC, compel teachers to occupy a place of discursive reproduction, operating prominently in na aestheticization of what is socially considered good teaching, and, above all, in a hyper-precarization of working conditions in this stage of education.
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