Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHolanda, Adriano Furtado, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorRaimundo, Jerry Adrianopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T15:05:01Z
dc.date.available2024-06-21T15:05:01Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88650
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Adriano Furtado de Holandapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a mudança ética da relação professor–estudante, a comutar a prática docente de uma verticalidade diretiva para a horizontalidade responsiva. Desse modo, a didática elevada ao dialógico implica em remontar o contexto social dos estudantes em sala de aula a possibilitá-lo inserir a sua própria subjetividade na produção intersubjetiva do conhecimento – que em Paulo Freire (1921–1997) se entendeu como ensino dialógico. Assim, presume-se que ao assumir uma didática diferente da concepção tradicional, o modo de aprender dos estudantes se reconfigura, isto é: a Didática Dialógica pressupõe uma cognição típica. Esta proposição lógica estabiliza a questão fundamental desta tese: o que são os fenômenos cognitivos imanentes à Didática Dialógica? Para responder à esta questão, um ‘Estudo Fenomenológico’ foi sistematizado em sua abordagem qualitativa, para descrever os fenômenos cognitivos dessa experiência didática. Os dados foram tomados heuristicamente, a partir da redução fenomenológica da vivência com o ensino dialógico do professor-pesquisador ao longo de 10 anos, e compreendidos pela epistemologia de Edmund Husserl (1859–1938). Os resultados configuram a dinâmica de seis fenômenos cognitivos que sustentam a cognição na didática dialógica, a saber: Intencionalidade, Inteligência, Relação, Compreensão, Reflexão e Nexo de Experiências – nessa didática a cognição é recursiva da colaboração dos participantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Dialogical Didactics is an approach developed as a critique of Traditional Didactics. The latter regarded students as passive recipients of esoteric knowledge transmitted by the teacher. The former presupposes an ethical shift in the teacher-student relationship, transforming the teaching practice from directive verticality to responsive horizontality. In this way, didactics elevated to the dialogical implies reshaping the social context of students in the classroom to allow for the integration of their own subjectivity in the intersubjective production of knowledge – which in the understanding of Paulo Freire (1921–1997) is known as dialogical teaching. Thus, it is assumed that by adopting a didactic approach different from the traditional conception, students' learning mode is reconfigured, meaning that Dialogical Didactics presupposes a typical cognition. This logical proposition anchors the fundamental question of this thesis: what are the immanent cognitive phenomena of Dialogical Didactics? To address this question, a 'Phenomenological Study' was systematized in its qualitative approach to describe the cognitive phenomena of this didactic experience. The data were heuristically derived from the phenomenological reduction of the lived experience with dialogical teaching by the teacher-researcher over a period of 10 years, and understood through the epistemology of Edmund Husserl (1859– 1938). The results outline the dynamics of six cognitive phenomena that underlie cognition in dialogical didactics, namely: Intentionality, Intelligence, Relation, Comprehension, Reflection, and Nexus of Experiences – in this didactic, cognition is recursively shaped by the collaboration of participants.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs fenômenos cognitivos na didática dialógicapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples