dc.contributor.advisor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Sontak, Andreia Daniele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:32:20Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:32:20Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88620 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 49-50 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade, refletindo principalmente sobre os temas educar / cuidar e brincar. Problematiza o atendimento assistencial oferecido nas creches e instituições de educação infantil para as crianças pequenas e a baixa produção acadêmica voltada para esta faixa etária da Educação Infantil. Para tanto, analisa os artigos publicados na revista Zero a Seis da Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2005 a 2015, com o objetivo de analisar e problematizar as produções acadêmicas acerca desta faixa etária, em especial, à relação educar e cuidar e o brincar. Esta revista de publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC, que tem como objetivo precípuo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação Infantil, visando à ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior foi fonte principal de análise. No primeiro capítulo faz-se uma reflexão sobre o atendimento oferecido em creches e instituições de Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos de idade, principalmente problematizando a importância de se compreender as relações do educar e cuidar como indissociáveis durante toda a Educação Infantil, bem como o brincar. No segundo capítulo traz-se o que os documentos oficiais nacionais e municipais trazem de especificidade para as crianças de 0 até 3 anos de idade, e como abordam as relações do educar e cuidar e do brincar. No último capítulo são analisadas as publicações da revista Zero a Seis da UFSC entre os anos de 2005 a 2015, verificando em específico se e como aparecem o educar e cuidar e o brincar nestes artigos. Como principais conclusões estão que mesmo como um tema que tem tido crescimento na área acadêmica, as pesquisas voltadas para a Educação Infantil de 0 a 3 anos ainda se mostram tímidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ludico na escola | pt_BR |
dc.title | "Educar e cuidar" e "brincar" na educação infantil de 0 a 3 anos : análise dos temas a partir da produção acadêmica na revista zero a seis/UFSC entre os anos de 2005 a 2015 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |