"Educar e cuidar" e "brincar" na educação infantil de 0 a 3 anos : análise dos temas a partir da produção acadêmica na revista zero a seis/UFSC entre os anos de 2005 a 2015
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade, refletindo principalmente sobre os temas educar / cuidar e brincar. Problematiza o atendimento assistencial oferecido nas creches e instituições de educação infantil para as crianças pequenas e a baixa produção acadêmica voltada para esta faixa etária da Educação Infantil. Para tanto, analisa os artigos publicados na revista Zero a Seis da Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2005 a 2015, com o objetivo de analisar e problematizar as produções acadêmicas acerca desta faixa etária, em especial, à relação educar e cuidar e o brincar. Esta revista de publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC, que tem como objetivo precípuo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação Infantil, visando à ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior foi fonte principal de análise. No primeiro capítulo faz-se uma reflexão sobre o atendimento oferecido em creches e instituições de Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos de idade, principalmente problematizando a importância de se compreender as relações do educar e cuidar como indissociáveis durante toda a Educação Infantil, bem como o brincar. No segundo capítulo traz-se o que os documentos oficiais nacionais e municipais trazem de especificidade para as crianças de 0 até 3 anos de idade, e como abordam as relações do educar e cuidar e do brincar. No último capítulo são analisadas as publicações da revista Zero a Seis da UFSC entre os anos de 2005 a 2015, verificando em específico se e como aparecem o educar e cuidar e o brincar nestes artigos. Como principais conclusões estão que mesmo como um tema que tem tido crescimento na área acadêmica, as pesquisas voltadas para a Educação Infantil de 0 a 3 anos ainda se mostram tímidas.
Collections
- Pedagogia [616]