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    Experiência estética durante caminhadas de trabalhadores da comunidade escolar : potenciais para uma educação menos antropocêntrica

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    R - T - ALBERTO CABRAL FERREIRA.pdf (10.35Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ferreira, Alberto Cabral
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta tese objetivou investigar as experiências multissensoriais de trabalhadores da comunidade escolar de Pinheiros (Espiríto Santo) com~na natureza.Trata-se de uma pesquisa pautada em referenciais ecofenomenológicos, que considera as dimensões ecológicas e filosóficas do ser humano nas diferentes interações com os mais-quehumanos. A produção dos dados aconteceu a partir da observação participante e de caminhadas com quatro participantes da comunidade escolar. Foram realizados registros em fotos, vídeos e descrições, apoiados no movimento metodológico denominado como etnografia sensorial, dos/nos mergulhos multissensoriais das experiências estéticas dos participantes da pesquisa. As experiências de cada participante originaram (eco)narrativas, as quais foram analisadas segundo os referenciais da fenomenologia. Os aspectos emergentes surgiram a partir da triangulação das (eco)narrativas e respondem a nossa questão de pesquisa. Portanto, os aspectos emergentes são concebidos como as experiências multissensoriais que emergiram durante as caminhadas com os trabalhadores da comunidade escolar: 1 - Finitude da existência humana frente à Mata Atlântica; 2 - Protagonismo dos maisque- humanos; 3 – Fluidez dos microclimas da Mata Atlântica; 4 - Correspondência entre corpos. Embora este estudo não tenha objetivado prescrever as caminhadas na natureza como manual a ser seguido para práticas de educação ambiental menos antropocêntricas, advogamos que essa forma de ocupação da natureza pode implicar em práticas de educação ambiental nas quais mais-que-humanos estejam em condições simétricas no processo e, também, despertem sentimentos éticos de respeito à alteridade de outros elementos, para além dos seres humanos.
     
    Abstract: This thesis aimed to investigate the multisensory experiences of workers from the school community of Pinheiros (Espirito Santo) with nature. This is research based on ecophenomenological references, which considers the ecological and philosophical dimensions of the human being in different interactions with the most -that-humans. Data production took place based on participant observation and walks with four participants from the school community. Records were made in photos, videos and descriptions, supported by the methodological movement called sensory ethnography, of/in the multisensory dives into the aesthetic experiences of research participants. The experiences of each participant gave rise to (eco)narratives, which were analyzed according to phenomenology references. The emerging aspects emerged from the triangulation of (eco)narratives and answer our research question. Therefore, the emerging aspects are conceived as the multisensory experiences that emerged during walks with school community workers: 1 - Finiteness of human existence in front of the Atlantic Forest; 2 - Protagonism of more-than-humans; 3 – Fluidity of the microclimates of the Atlantic Forest; 4 - Correspondence between bodies. Although this study did not aim to prescribe nature walks as a manual to be followed for less anthropocentric environmental education practices, we advocate that this form of nature occupation can imply environmental education practices in which more-than-humans are in symmetrical conditions in the process and also awaken ethical feelings of respect for the otherness of other elements, in addition to human beings.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88614
    Collections
    • Teses [464]

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