CAJEDUS-DP : um framework para a especificação participativa de jogos de apoio à educação bilíngue de crianças surdas
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Galvão, Ludmilla Fernandes de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A comunidade surda necessita de ferramentas computacionais para apoiar a Educação Bilíngue, ou seja, o ensino e a aprendizagem da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, desde as fases iniciais da infância. Uma forma de auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas é por meio do uso de jogos educativos. Entretanto, mesmo havendo jogos educativos para auxiliar crianças surdas na aquisição de conhecimento, muitos não são acessíveis ou não incluem sua vivência ou os objetivos de aprendizagem da Educação Bilíngue. Isso ocorre pelo fato de muitos destes jogos serem confeccionados por desenvolvedores sem vivência e conhecimento sobre crianças surdas, o que evidencia a demanda de um instrumento para apoiar a compreensão desse contexto desafiador, e a necessidade da inclusão de professores e crianças surdas no processo de game design. A partir dessa lacuna, a pesquisa relatada nesta tese teve por objetivo o desenvolvimento do framework CAJEDUS-DP, a fim de apoiar a especificação participativa de jogos de apoio à Educação Bilíngue de crianças surdas. O framework CAJEDUS-DP possui como público-alvo equipes multidisciplinares, com a participação e poder de decisão igualitário entre desenvolvedores de jogos, crianças surdas e professores da Educação Bilíngue, liderados por um produtor. Para construir o framework, foi adotada uma metodologia com base na Pesquisa-Ação e no Design Participativo a fim de estruturar a especificação de um Game Design Document (GDD) e de um protótipo de jogo. Estas especificações ocorreram durante oficinas de game design presenciais com crianças surdas e professoras do Instituto Nacional de Surdos (INES), juntamente com reuniões virtuais com desenvolvedores de jogos. Por meio de todo o processo de Game Design Participativo, foi possível verificar o potencial de desenvolvimento pessoal dos participantes e de criação de jogos alinhados com a realidade das crianças surdas e os objetivos de aprendizagem da Educação Bilíngue. Por fim, a partir da análise desses dados, construiu-se o framework CAJEDUS-DP, constituído de 4 fases e de um conjunto de diretrizes para auxiliar as mediações entre parceiros no game design tão distintos como as crianças surdas, os professores e os desenvolvedores de jogos. Abstract: The deaf community requires computational tools to support Bilingual Education, which entails the teaching and learning of Libras (Brazilian Sign Language) as the first language and Portuguese as the second language, from the early stages of childhood. One way to assist the teaching and learning processes of deaf children is through the use of educational games. However, despite the existence of educational games to aid deaf children in acquiring knowledge, many are not accessible or do not incorporate their experiences or the learning objectives of Bilingual Education. This is due to the fact that many of these games are designed by developers lacking experience and knowledge about deaf children, highlighting the demand for a tool to support the understanding of this challenging context, besides the necessity of including teachers and deaf children in the game design process. Addressing this gap, the research outlined in this thesis aimed to develop the CAJEDUS-DP framework to support the participatory specification of games to aid Bilingual Education for deaf children. The CAJEDUS-DP framework targets multidisciplinary teams, with equal participation and decision-making power among game developers, deaf children, and Bilingual Education teachers, led by a producer. To construct the framework, a methodology based on Action Research and Participatory Design was adopted to structure the specification of a Game Design Document (GDD) and a game prototype. These specifications occurred during in-person game design workshops with deaf children and teachers from the National Institute of Deaf (INES), along with virtual meetings with game developers. Through the entire Participatory Game Design process, it was possible to observe the potential for personnel development of the participants and the creation of games aligned with the reality of deaf children and the learning objectives of Bilingual Education. Finally, based on the analysis of this data, the CAJEDUS-DP framework was constructed, consisting of 4 phases and a set of guidelines to assist mediation between partners in game design as diverse as deaf children, teachers, and game developers.
Collections
- Teses [134]