Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFogaça, Francisco Carlos, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorFerreira, Sérgiopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T15:59:52Z
dc.date.available2024-06-19T15:59:52Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88585
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaçapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/04/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em pesquisar a Libras no âmbito da Linguística Aplicada (LA) (GESSER, 2006; FERNANDES, 2003; ALBRES, 2016; SOUZA; BARCELOS, 2016). Embora a escassez de pesquisas sobre professores de Libras (ALBRES, 2013; REIS, 2015; CARVALHO, 2018), estudos que se interessem por professores ouvintes de Libras, ainda são um tanto recentes, sobretudo no que toca investigações que olhem para as identidades desses sujeitos que ensinam a Libras em diferentes contextos. Dirigindo-se a essa lacuna na pesquisa e aliado aos estudos sobre identidade em uma perspectiva de fronteira (ANZALDUA, 1987), este trabalho busca compreender como as identidades de 7 professores ouvintes de Libras do ensino superior de três universidade públicas paranaenses são construídas e de que forma o trânsito por espaços liminares e fronteiriços na comunidade surda impactam essas identidades. Como objetivos específicos, a partir das trajetórias desses professores e os aos espaços e fronteiriços na comunidade surda, este trabalho se propõe a: 1) investigar e problematizar como são construídas as identidades de professores ouvintes de Libras; 2) compreender se existem trânsitos por esses espaços e como esse deslocamento impactam suas identidades docentes e de que forma. A pesquisa é de abordagem??qualitativa de acordo com Marli André (2013) e de perspectiva etnográfica (BLOMMAERT e DONG, 2010), com foco nas narrativas dos participantes (BARKHUIZEN, 2008). A geração de dados (GARNHAM, 2008) foi realizada por meio de questionário demográfico (BARCELOS, 2001) e entrevistas (KVALE, 2003) que aqui chamo de conversas de pesquisa (FERREIRA, 2019). A partir da análise dos dados, percebe-se que os e as participantes da pesquisa demonstram que suas trajetórias revelam histórias singulares, mas com muitos pontos de contato levando em consideração as experiências com a aprendizagem de Libras, tanto do seu início quanto durante o percurso formativo até chegar a serem professores dessa língua de sinais, as fronteiras geográficas cruzadas a fim de dar continuidade a formação na área da língua de sinais e até mesmo algumas experiências com o ensino de Libras no ensino superior e como (?) todo esse deslocamento formativo, profissional por entre a comunidade surda, impactou fortemente na compreensão de si, haja vista as experiências de indeterminação social e fricções valorativas por serem professores ouvintes de Libras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In recent years, there has been a growing interest in researching Brazilian Sign Language (Libras) within the scope of Applied Linguistics (LA) (GESSER, 2006; FERNANDES, 2003; ALBRES, 2016; SOUZA; BARCELOS, 2016). Although there is a shortage of research on Libras teachers (ALBRES, 2013; REIS, 2015; CARVALHO, 2018), studies that focus on hearing teachers of Libras are still relatively recent, especially in regards to investigations that look at the identities of these individuals who teach Libras in different contexts. Addressing this research gap and allied with studies of identity from a frontier perspective (ANZALDUA, 1987), this paper seeks to understand how the identities of 7 hearing teachers of Libras in higher education at three public universities in Paraná are constructed and in what ways transit through liminal and border spaces in the deaf community impact these identities. Specific objectives, based on the trajectories of these teachers and their transit through liminal and border spaces in the deaf community, are: 1) to investigate and problematize how the identities of hearing teachers of Libras are constructed; 2) to understand if transit through these spaces exists and how this shift impacts their teaching identities and how. The research is qualitatively approached according to Marli André (2013) and with an ethnographic perspective (BLOMMAERT and DONG, 2010), focusing on the narratives of the participants (BARKHUIZEN, 2008). Data generation (GARNHAM, 2008) was conducted through a demographic questionnaire (BARCELOS, 2001) and interviews (KVALE, 2003) which I refer to as research conversations (FERREIRA, 2019). From the data analysis, it is perceived that the research participants demonstrate that their trajectories reveal unique histories, but with many points of contact considering experiences with the learning of Libras, both from the beginning and during the formative process until becoming teachers of this sign language, the geographical boundaries crossed in order to continue training in the area of sign language, and even some experiences with teaching Libras in higher education, and that all of this formative and professional displacement within the deaf community greatly impacted their understanding of themselves given the experiences of social indetermination and evaluative friction as hearing teachers of Libras.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectProfessores de linguaspt_BR
dc.subjectProfessores - Identidadept_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleAs construções identitárias de professores ouvintes de libras do ensino superiorpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples