Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Gizele de, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGarcia, Gecia Alinept_BR
dc.date.accessioned2024-06-05T21:07:23Z
dc.date.available2024-06-05T21:07:23Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88400
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gizele de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/05/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesse estudo a materialidade da escola será o núcleo de análise privilegiado, deste modo, me interessa analisar as movimentações e interações existentes no processo de aquisição mobiliar que chegam à instrução pública paranaense nos anos de 1906 a 1928. O problema consiste em entender de quais estratégias se serviu o Estado para cumprir com o dever de prover a escola materialmente? Essa questão desdobrou-se em subquestões, a saber: Com quais agentes o Estado negociou para providenciar os móveis escolares? Quais foram as carteiras "consumidas"? Existia uma exigência pré-estabelecida? Quais os embates políticos e filosóficos existentes na produção mobiliar? A tese é de que a aquisição da carteira escolar se deu por meio de experiências conjugadas envolvendo fabricações que partilharam do feitio artesanal, da ação de artífices empreendedores e de produções mais complexas que culminaram na produção industrial. Revelando que o gesto provedor envolve ritos e práticas que vão para além da ação do estado articulando outros sujeitos em seu processo de idealização, fabricação e consumo. Organizada em quatro capítulos, esta pesquisa busca encontrar na trajetória da carteira escolar, no tempo e no espaço, indícios sobre seus processos de confecção, circulação e consumo. No primeiro capítulo procura-se analisar a elaboração do termo "provimento material escolar" enquanto um conceito que vem sendo qualificado e operado pelo campo da história da educação em trabalhos sobre a cultura material escolar. No segundo, busca-se investigar se a ação de inventariar a mobília da escola seria suficiente para garantir o compromisso dos dirigentes governamentais com o abastecimento material da escola. Se não foi, quais outros investimentos foram escolhidos. No terceiro capítulo pretende-se rastrear os "indícios" e os "sinais" deixados nos processos de confecção e consumo da carteira escolar paranaense para localizar sua movimentação, isto é, a circulação de elementos que estão presentes na composição da carteira escolar paranaense. Por último, pretende-se localizar as relações existentes entre o processo do desenvolvimento econômico do país, a expansão da escola de massa e o nascimento de um mercado escolar. Três hipóteses sustentam a tese e amparam o desenvolvimento dos capítulos: A primeira é que o provimento material escolar seria composto por práticas e ritos que revelam ações estratégicas para além da atuação institucional do Estado. O projeto de institucionalização e instalação da escola pública envolveu bricolagens agenciadas por outros sujeitos, como: professores, carpinteiros, empreendedores e a própria comunidade local. A segunda hipótese é que conforme a escola foi se expandindo e complexando, a sua gestão e composição material também se complexou, exigindo nesse processo experiências conjugadas na produção e no abastecimento dos móveis escolares que não se reduzem a ação das grandes indústrias. E, por fim, a terceira hipótese que rondou a pesquisa é que o abastecimento material escolar não aconteceu de forma homogênea e padronizada, mas por representações em disputas marcadas por desigualdades materiais. As fontes que compõem o estudo foram localizadas no departamento do Arquivo Público Paranaense, por meio das correspondências e relatórios governamentais; o Círculo de Estudos Bandeirantes, com as mensagens do governo e as leis, decretos e regulamentos do período; o Museu Paranaense, com documentos correspondentes às exposições nacionais e locais; o acervo digital da Hemeroteca Nacional, que reúne jornais de circulação local atrelados à instrução pública e aos modos de provimento relacionados à mobília escolar; o Museu Maçônico Paranaense, para acesso a atas de reuniões e arquivos de sujeitos e dirigentes da instrução pública que instalaram lojas maçônicas no Paraná; e fontes iconográficas disponíveis no acervo da Casa da Memória. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Clifford Geertz, para uma análise interpretativa da cultura do provimento; Michel de Certeau, sobre a operação histórica e os conceitos de tática estratégia e consumo; Roger Chartier, com os conceitos de circulação, representação e apropriação; Carlos Ginzburg com o paradigma indiciário; Sérge Gruzinski para compreender as continuidades e conexões entre universos distintos; e Richard Sennet para compreensão do conceito de experiência na cultura material.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study, the materiality of the school will be the privileged core of analysis. Thus, I am interested in examining the movements and interactions in the process of acquiring furniture for public education in the state of Paraná from 1906 to 1928. The problem is to understand the strategies the State used to fulfill the duty of providing material support to schools. This question unfolded into sub-questions, namely: With which agents did the State negotiate to provide school furniture? Which desks were "consumed"? Was there a pre-established requirement? What were the political and philosophical conflicts in furniture production? The thesis is that the acquisition of school desks occurred through conjugal experiences involving craftsmanship, the action of entrepreneurial artisans, and more complex productions that culminated in industrial production. This reveals that the providing gesture involves rituals and practices beyond the state's action, connecting other subjects in its process of ideation, manufacturing, and consumption. Organized into four chapters, this research seeks to find clues in the trajectory of the school desk, over time and space, about its processes of manufacturing, circulation, and consumption. In the first chapter, an analysis is attempted of the development of the term "material school provision" as a concept qualified and operated by the field of the history of education in works on the material culture of schools. In the second chapter, an investigation is carried out to determine if the action of inventorying the school furniture would be sufficient to ensure the commitment of government officials to the material supply of the school. If not, what other investments were chosen? In the third chapter, the aim is to trace the "evidence" and "signs" left in the processes of manufacturing and consumption of the Paraná school desk to locate its movement, that is, the circulation of elements present in the composition of the Paraná school desk. Finally, the aim is to locate the relations between the country's economic development process, the expansion of mass schooling, and the birth of a school market. Three hypotheses support the thesis and underlie the development of the chapters: The first is that material school provision would be composed of practices and rituals revealing strategic actions beyond the institutional action of the State. The project of institutionalizing and installing public schools involved bricolages orchestrated by other subjects, such as teachers, carpenters, entrepreneurs, and the local community itself. The second hypothesis is that as the school expanded and became more complex, its management and material composition also became more complex, requiring in this process joint experiences in the production and supply of school furniture that did not reduce to the actions of large industries. And finally, the third hypothesis that guided the research is that material school supply did not happen homogeneously and standardized but through representations in disputes marked by material inequalities. The sources that make up the study were located in the Paraná Public Archives department, through government correspondence and reports; the Circle of Bandeirantes Studies, with government messages and laws, decrees, and regulations of the period; the Paraná Museum, with documents corresponding to national and local exhibitions; the digital collection of the National Hemeroteca, which gathers local circulation newspapers linked to public instruction and modes of provision related to school furniture; the Paraná Masonic Museum, for access to meeting minutes and archives of individuals and leaders of public instruction who established Masonic lodges in Paraná; and iconographic sources available in the Casa da Memória collection. The research is based on the theoretical contributions of Clifford Geertz for an interpretative analysis of the culture of provision; Michel de Certeau on historical operation and the concepts of tactics, strategy, and consumption; Roger Chartier, with the concepts of circulation, representation, and appropriation; Carlos Ginzburg with the indicative paradigm; Sérge Gruzinski to understand the continuities and connections between distinct universes; and Richard Sennett for understanding the concept of experience in material culture.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectEscolas - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectEscolas - Mobiliário e equipamentopt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIdealização, fabricação e circulação dos móveis escolares : uma investigação sobre a(s) cultura(s) do provimento escolar (1906-1928)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples