dc.contributor.advisor | Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Haus, Camila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T18:41:44Z | |
dc.date.available | 2024-06-06T18:41:44Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88335 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/03/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa é motivada pelos desconfortos que tenho vivenciado em relação à avaliação no ensino de inglês, no que diz respeito às suas ideologias e fundamentos modernos/coloniais e neoliberais, seu poder simbólico e seus impactos materiais na vida dos falantes. O objetivo geral foi problematizar discursos, práticas e políticas de avaliação no ensino de inglês, explorando perspectivas decoloniais de translinguagem (CANAGARAJAH, 2013; VOGEL; GARCÍA, 2017), Inglês como Língua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020; DINIZ DE FIGUEIREDO; SIQUEIRA , 2021), letramentos críticos (MONTE MÓR; DUBOC; FERRAZ, 2021; MENEZES DE SOUZA, 2011a) e multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; FERNANDES; GATTOLIN, 2021), na tentativa de vislumbrar formas de promover práticas educativas e linguísticas menos opressivas/hierárquicas, e mais consoantes com perspectivas discursivas de diversidade e empoderamento. Dentro deste propósito, os objetivos específicos foram: (a) analisar criticamente a avaliação do ELT no Brasil; (b) desenvolver e colocar em prática um processo de avaliação durante um semestre do curso de Inglês no projeto de extensão UTFPR Idiomas; (c) analisar tal intervenção prática, considerando como ela pode apoiar uma problematização de como tradicionalmente avaliamos os alunos de inglês e uma reflexão sobre possíveis movimentos a serem feitos em direção a uma prática otherwise. Situada em uma LA crítica feita no Brasil (PENNYCOOK, 2021; JORDÃO, 2021), tentei traduzir minhas interpretações da decolonialidade em minha metodologia e posicionamento onto-epistêmico, desenvolvendo uma bricolagem (KINCHELOE, 2004): uma pesquisa-ação autoetnográfica colaborativa. Como colaborador convidei André Luiz Galor, amigo e colega da UTFPR Idiomas. Construímos os seguintes procedimentos: (a) reuniões áudio-gravadas para discussões sobre avaliação de inglês no Brasil e nos contextos que conhecemos, e para leitura e análise de material referente às perspectivas decoloniais que mencionei acima; (b) planejamento e desenvolvimento de avaliação em duas turmas de Inglês Pré-Intermediário da UTFPR Idiomas pelo período de um semestre; (c) análise das implicações e efeitos da intervenção prática. Entrelaçando as reflexões teóricas e os materiais produzidos (transcrições dos encontros áudiogravados, diário de campo, interações no WhatsApp, materiais produzidos pelos alunos, questionário com os alunos), abordei minhas questões de pesquisa e cheguei a três movimentos possíveis para transformar a avaliação e o ensino de inglês no Brasil. Em primeiro lugar, apelo a uma mudança das nossas expectativas (a avaliação é, na verdade, confusa, subjetiva e aberta) e da intencionalidade (da classificação, vigilância, julgamento ou meritocracia, para um processo de relacionalidade), propondo a ideia de avaliação como reflexividade dialógica. Além disso, aponto a ideia de disposições como uma alternativa aos ideais normativos e estruturalistas da linguagem. Em segundo lugar, convido o leitor a pensar sobre o ensino e a pesquisa como uma corda bamba, levantando aspectos essenciais para a formação de professores de línguas e a importância da colaboração. Finalmente, sugiro que os estudantes sejam incluídos em conversas sobre as complexidades da avaliação, da normatividade e das expectativas modernas/coloniais e neoliberais, para desenvolverem metaconhecimento crítico e assumirem parte e responsabilidade nesta corda bamba sem fim que chamamos de educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research is motivated by discomforts I have experienced in relation to ELT assessment, regarding its modern/colonial and neoliberal ideologies and foundations, symbolic power and material impacts on speakers’ lives. The general objective was to problematize assessment discourses, practices and policies in ELT, by exploring decolonial perspectives of translanguaging (CANAGARAJAH, 2013; VOGEL; GARCÍA, 2017), English as a Lingua Franca (DUBOC; SIQUEIRA, 2020; DINIZ DE FIGUEIREDO; SIQUEIRA, 2021), critical literacies (MONTE MÓR; DUBOC; FERRAZ, 2021; MENEZES DE SOUZA, 2011a) and multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2015; FERNANDES; GATTOLIN, 2021), in an attempt to envision ways of promoting less oppressive/hierarchical linguistic educational practices, and more consonant with discursive perspectives of diversity and empowerment. Inside this objective, the specific goals were: (a) to critically analyze ELT assessment in Brazil; (b) to develop and put into practice an assessment process during a semester of English course at the extension project UTFPR Idiomas; (c) to analyze such a practical intervention, considering how it might support a problematization of how we have traditionally assessed English learners and a reflection on possible movements to make towards a practice otherwise. Situated in a critical AL made in Brazil (PENNYCOOK, 2021; JORDÃO, 2021), I tried to translate my interpretations of decoloniality into my methodology and onto-epistemic positioning, developing a bricolage (KINCHELOE, 2004): a collaborative autoethnographic action research. As a collaborator, I invited André Luiz Galor, a friend and colleague from UTFPR Idiomas. We constructed the following procedures: (a) audio-recorded meetings for discussions about ELT assessment in Brazil and the contexts we are familiar with, and for reading and analyzing material regarding the decolonial perspectives I mentioned above; (b) planning and development of an assessment process in two classes of Pre-Intermediate English at UTFPR Idiomas for the period of one semester; (c) analysis of implications and effects of the practical intervention. By interweaving theoretical reflections and the materials produced (transcriptions of audio-recorded meetings, field journal, WhatsApp interactions, materials produced by the students, questionnaire with students), I addressed my research questions and arrived at three possible movements for transforming assessment and ELT in Brazil. First, I call for a change of our expectations (assessment is actually messy, subjective and open) and intentionality (from classification, surveillance, judgment or meritocracy, to a process of relationality), by proposing the idea of assessment as dialogical reflexivity. Moreover, I point to the idea of dispositions as an alternative to normative and structuralist ideals of language. Second, I invite the reader to think about teaching and researching as being on a tightrope, raising essential aspects for language teacher education and the importance of collaboration. Finally, I suggest that students should be included in conversations about the complexities of assessment, normativity, and modern/colonial and neoliberal expectations, to develop critical metaknowledge and take part and responsibility in this endless tightrope we call education. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Multilingua | pt_BR |
dc.language | Texto em inglês e português | pt_BR |
dc.language | engpor | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Reframing assessment as dialogical reflexivity in english language teaching | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |