Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBergmann Filho, Juarez, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorHasegawa, Maryellen Takedapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-28T18:00:36Z
dc.date.available2024-05-28T18:00:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88313
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Juarez Bergmann Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 18/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta pesquisa, tive como objetivo entender como se davam as práticas de circulação e uso/consumo de artefatos musicais nos circuitos formais e hegemônicos em Curitiba-PR entre 1890-1920. Deste modo, em um primeiro momento proponho mapear o comércio dos artefatos musicais na virada do século XX. Em seguida, procuro identificar as outras estratégias de comercialização dos artefatos musicais nos circuitos formais e hegemônicos da época. Por fim, interessa-me descrever a circulação e o uso/consumo de artefatos musicais na sociedade curitibana em clubes, teatros, aulas e práticas domésticas. Para tanto, coletei os dados através do acesso a fontes documentais como notas de jornais, reportagens, fotografias e livros encontrados em acervos físicos e digitais, tais como o Museu Paranaense, a Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba e a Hemeroteca Digital Brasileira. Com isso, foi possível determinar os parâmetros para a análise de como eram constituídas as práticas musicais a partir do conceito da cultura material, do estudo sobre o consumo e como o estilo de vida pode influenciar as sociabilidades no meio urbano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this research I aimed to understand how the practices of circulation and use/consumption of musical artifacts which took place in formal and hegemonic circuits in Curitiba-PR (southern Brazil) between 1890-1920. Therefore, initially I propose to map the trade in musical artifacts at the turn of the 20th century. Next, I seek to identify other commerialization strategies for musical artifacts in the formal and hegemonic circuits of the time. Finally, I am interested in describing the circulation and use/consumption of musical artifacts in Curitiba society in clubs, theaters, classes and domestic practices. To this end, I collected data through access to documentary sources such as newspaper notes, reports, photographs and books found in physical and digital collections, such as the Museu Paranaense, the Casa da Memória of the Fundação Cultural de Curitiba and the Hemeroteca Digital Brasileira. With this, it was possible to determine the parameters for the analysis of how musical practices were constituted based on the concept of material culture, the study of consumption and how lifestyle can influence sociability in the urban environment.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInstrumentos musicaispt_BR
dc.subjectComércio - Históriapt_BR
dc.subjectMúsica - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleMapeamento dos processos de circulação e consumo de artefatos musicais nos circuitos formais em Curitiba-PR (1890-1920)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples