dc.contributor | Siqueira, Taynara Alves de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Novossate, Suzele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:41:28Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:41:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88311 | |
dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Luciana Ribeiro Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 45-48 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem por finalidade analisar e discutir concepções de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná sobre o curso. Para tanto, investigou- se as expectativas dos alunos em relação à formação acadêmica, as opiniões que as cursistas possuem sobre a relação dos pedagogos com os professores, como elas concebem o campo de atuação do pedagogo e a importância da formação continuada. Em termos metodológicos, tratar-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, usando-se como instrumento de coleta de dados o questionário. Para análise dos dados, os participantes foram divididos em dois grupos GA (acadêmicos que ingressaram no curso de Pedagogia em 2017) e GB (acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia em 2017). Os dados sugerem que a maioria dos respondentes escolheu o curso de Pedagogia porque gostam da área de educação e querem ter mais conhecimento sobre a mesma, e que o papel do pedagogo é de orientador, auxiliar, mediador e coordenador | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Estudo de casos | pt_BR |
dc.title | Formação acadêmica em pedagogia : concepções dos alunos da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |