Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorOliveira, Solange Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:17:14Z
dc.date.available2024-08-08T17:17:14Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88310
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-53pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho evidencia o contexto de produção do livro didático do final do século XIX e início do século XX. Mais precisamente um livro didático produzido por Dario Vellozo, intitulado "Lições de História", que teve sua primeira edição no ano 1903 e foi reeditado em anos posteriores, até a data de 1975. Além da discussão sobre o compêndio de História, destacamos Dario Vellozo como um agente importante para a sociedade, pois suas ações propuseram mudanças no contexto social em que estava inserido. Ao longo de sua existência Vellozo exerceu atividades diferenciadas, porém interligadas e suas atuações na esfera social foram muitas, como contextualizamos ao decorrer dessa pesquisa. O professor Vellozo, como intelectual, filósofo, professor e político, publicou inúmeras obras literárias e como jornalista redator outros tantos escritos e conteúdos publicitários que foram publicados em diversos periódicos jornais e revistas. Os impressos, publicados por ele nesse contexto, propiciaram diversos mecanismos de divulgação e propostas de mudanças sociais, na visão de Vellozo. E sob essa ótica, elaboramos esta pesquisa em três capítulos. No primeiro, uma sucinta biografia do autor: contemplamos Dario Vellozo, sua trajetória intelectual e profissional, sua vinda para o estado do Paraná com sua família, e algumas contribuições literárias e ações no campo filosófico, histórico escolar e pedagógico. Nesse momento buscamos elencar as referências teóricas do intelectual, bem como suas contribuições para o campo educacional com a elaboração do livro Lições de História. O segundo capítulo, intitulado "História do ensino de História no início do século XX" aborda discussões sobre a História enquanto disciplina escolar e sua importância na formação do cidadão, na perspectiva do professor Dario Vellozo. No último capítulo, denominado "O livro Lições de História", discutimos as proposições de Dario Vellozo para o ensino de História Universal, em diálogo com as proposições para a disciplina naquele contextopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper is briefly about scholar books production context at the end of the 19th century and beginning of the 20th century. More specifically a book by Dario Vellozo, called "Lições de História", which has had its first edition in 1903 and was reedited years later, up to 1975. Beyond the discussion about History, Dario Vellozo is highlighted as an important society agent, as his actions have made changes in the social context he was in. All long Vellozo’s existence, he has made differentiated interconnected activities and his social participation were vast, as we contextualize throughout this research. Professor Vellozo as intellectual, philosopher, professor and politician, has published countless literary works and as a journalist writer he has published in diverse periodic journals and magazines. Printables, published by him, have influenced on diverse ways of merchandise and social changes proposals, in Vellozo’s view. And on this perspective, we have elaborated this research in 3 chapters. In the first one, a brief author’s biography: Dario in his professional and intellectual trajectory, his and his family move to Paraná state, and some of his literary contributions and actions in the philosophical, scholar and pedagogical field. In this moment we have tried to emphasize intellectual theoretical references, as well as his contribution to the educational field through his book "Lições de história". The second chapter, called "História do ensino de História, final do século XIX, e come- on do século XX" has approached discussions about History as scholar subject and its importance in character formation defended by Professor Dario Vellozo at that time. In the last chapter, called "O livro de Lições de História", we discuss Dario’s proposals for universal history teaching, in dialogue for the subject, in that contextpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistória - Livros didaticospt_BR
dc.subjectAutoria - Históriapt_BR
dc.subjectHistoria universalpt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.titleLições de história : proposições de Dario Vellozo para o ensino de história universalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples