• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Lições de história : proposições de Dario Vellozo para o ensino de história universal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SOLANGE RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf (1.937Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Oliveira, Solange Rodrigues de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho evidencia o contexto de produção do livro didático do final do século XIX e início do século XX. Mais precisamente um livro didático produzido por Dario Vellozo, intitulado "Lições de História", que teve sua primeira edição no ano 1903 e foi reeditado em anos posteriores, até a data de 1975. Além da discussão sobre o compêndio de História, destacamos Dario Vellozo como um agente importante para a sociedade, pois suas ações propuseram mudanças no contexto social em que estava inserido. Ao longo de sua existência Vellozo exerceu atividades diferenciadas, porém interligadas e suas atuações na esfera social foram muitas, como contextualizamos ao decorrer dessa pesquisa. O professor Vellozo, como intelectual, filósofo, professor e político, publicou inúmeras obras literárias e como jornalista redator outros tantos escritos e conteúdos publicitários que foram publicados em diversos periódicos jornais e revistas. Os impressos, publicados por ele nesse contexto, propiciaram diversos mecanismos de divulgação e propostas de mudanças sociais, na visão de Vellozo. E sob essa ótica, elaboramos esta pesquisa em três capítulos. No primeiro, uma sucinta biografia do autor: contemplamos Dario Vellozo, sua trajetória intelectual e profissional, sua vinda para o estado do Paraná com sua família, e algumas contribuições literárias e ações no campo filosófico, histórico escolar e pedagógico. Nesse momento buscamos elencar as referências teóricas do intelectual, bem como suas contribuições para o campo educacional com a elaboração do livro Lições de História. O segundo capítulo, intitulado "História do ensino de História no início do século XX" aborda discussões sobre a História enquanto disciplina escolar e sua importância na formação do cidadão, na perspectiva do professor Dario Vellozo. No último capítulo, denominado "O livro Lições de História", discutimos as proposições de Dario Vellozo para o ensino de História Universal, em diálogo com as proposições para a disciplina naquele contexto
     
    Abstract : This paper is briefly about scholar books production context at the end of the 19th century and beginning of the 20th century. More specifically a book by Dario Vellozo, called "Lições de História", which has had its first edition in 1903 and was reedited years later, up to 1975. Beyond the discussion about History, Dario Vellozo is highlighted as an important society agent, as his actions have made changes in the social context he was in. All long Vellozo’s existence, he has made differentiated interconnected activities and his social participation were vast, as we contextualize throughout this research. Professor Vellozo as intellectual, philosopher, professor and politician, has published countless literary works and as a journalist writer he has published in diverse periodic journals and magazines. Printables, published by him, have influenced on diverse ways of merchandise and social changes proposals, in Vellozo’s view. And on this perspective, we have elaborated this research in 3 chapters. In the first one, a brief author’s biography: Dario in his professional and intellectual trajectory, his and his family move to Paraná state, and some of his literary contributions and actions in the philosophical, scholar and pedagogical field. In this moment we have tried to emphasize intellectual theoretical references, as well as his contribution to the educational field through his book "Lições de história". The second chapter, called "História do ensino de História, final do século XIX, e come- on do século XX" has approached discussions about History as scholar subject and its importance in character formation defended by Professor Dario Vellozo at that time. In the last chapter, called "O livro de Lições de História", we discuss Dario’s proposals for universal history teaching, in dialogue for the subject, in that context
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88310
    Collections
    • Pedagogia [622]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Discursos e linguagem na revista do Clube Curitibano (1890 a 1912) 

      Marach, Caroline Baron (2013)
      Resumo: A presente pesquisa, cujo principal objeto de estudo foi a Revista do Clube Curitibano (1890-1912), permitiu-nos constatar, primeiramente, que esse periódico representa uma fonte profícua para análises dos movimentos ...
    • Diante da liberdade : um estudo sobre libertos da Ilha de Santa Catarina, na segunda metade do século XIX 

      Wagner, Ana Paula (2002)
      Resumo: Esta dissertação discute a diversidade de trajetórias adotadas por homens e mulheres egressos do cativeiro na reorganização de suas vidas após a alforria. Procuramos adentrar no complexo universo construído pelos ...
    • As concepções do poder régio entre os suevos na Gallaecia do Século V : uma análise da crônica de Idácio de Chaves 

      Gazzotti, Danilo Medeiros, 1987- (2014)
      Resumo: Em nossa pesquisa trataremos sobre as concepções de poder régio entre os suevos na Província da Gallaecia durante o século V. Para alcançar nosso objetivo nos utilizaremos da crônica de Idácio de Chaves, uma ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV