dc.contributor.advisor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Paula Giovana Melnik | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:00:45Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:00:45Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/88308 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 43-45 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa buscou investigar a prática do pedagogo na Educação Infantil no Município de São José dos Pinhais. Teve como objetivos específicos: a) realizar revisão de literatura sobre o papel do pedagogo na educação infantil; b) realizar revisão de literatura sobre as características da educação infantil; c) realizar entrevistas com pedagogos que atuam nos CMEIs ( Centros Municipais de Educação Infantil) do município de São José dos Pinhais. Os autores principais utilizados nas revisões dos capítulos do presente trabalho foram: Brandão (1991); Pimenta (1995); Platão (1999); Libâneo (2006); Saviani (2008); Sá (2011). A pesquisa proposta apresenta caráter qualitativo, baseado na teoria de Ferreira (1986), e por meio da mesma se obteve respostas ao questionário formulado. Os resultados encontrados apontaram que a prática do pedagogo se revela na elaboração e acompanhamento do PPP ( Projeto Político Pedagógico) no atendimento e capacitação nas permanências dos professores e na relação constante com as famílias; que resulta numa melhor aprendizagem das crianças. Por outro lado as questões burocráticas, a falta de investimento na manutenção de uma equipe colaborativa e a falta de uma formação profissional para os coordenadores pedagógicos são grandes enfrentamentos da atuação do pedagogo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research aimed to investigate: The Pedagogical Practice in Early Childhood Education in the Municipality of São José dos Pinhais, and had specific objectives: to carry out literature review on the role of the pedagogue in early childhood education, literature review on the characteristics of early childhood education and interviews with pedagogues that work at CMEI. The main authors used in the revisions of the chapters of the present work were Brandão (1991); Pimenta (1995); Plato (1999); Libâneo (2006); Saviani (2008); Sá (2011). The proposed research presents a qualitative character, based on the theory of Ferreira (1986), and by means of the same one obtains answers to the formulated questionnaire. The results found were of comparison and systematic reflection the daily activities of the pedagogues interviewed, bringing, in this way, clarity on pedagogical practice. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Educação - São José dos Pinhais (PR) - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A prática do pedagogo na educação infantil no município de São José dos Pinhais | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |