• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A prática do pedagogo na educação infantil no município de São José dos Pinhais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PAULA GIOVANA MELNIK PEREIRA.pdf (1.110Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Pereira, Paula Giovana Melnik
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa buscou investigar a prática do pedagogo na Educação Infantil no Município de São José dos Pinhais. Teve como objetivos específicos: a) realizar revisão de literatura sobre o papel do pedagogo na educação infantil; b) realizar revisão de literatura sobre as características da educação infantil; c) realizar entrevistas com pedagogos que atuam nos CMEIs ( Centros Municipais de Educação Infantil) do município de São José dos Pinhais. Os autores principais utilizados nas revisões dos capítulos do presente trabalho foram: Brandão (1991); Pimenta (1995); Platão (1999); Libâneo (2006); Saviani (2008); Sá (2011). A pesquisa proposta apresenta caráter qualitativo, baseado na teoria de Ferreira (1986), e por meio da mesma se obteve respostas ao questionário formulado. Os resultados encontrados apontaram que a prática do pedagogo se revela na elaboração e acompanhamento do PPP ( Projeto Político Pedagógico) no atendimento e capacitação nas permanências dos professores e na relação constante com as famílias; que resulta numa melhor aprendizagem das crianças. Por outro lado as questões burocráticas, a falta de investimento na manutenção de uma equipe colaborativa e a falta de uma formação profissional para os coordenadores pedagógicos são grandes enfrentamentos da atuação do pedagogo
     
    Abstract : This research aimed to investigate: The Pedagogical Practice in Early Childhood Education in the Municipality of São José dos Pinhais, and had specific objectives: to carry out literature review on the role of the pedagogue in early childhood education, literature review on the characteristics of early childhood education and interviews with pedagogues that work at CMEI. The main authors used in the revisions of the chapters of the present work were Brandão (1991); Pimenta (1995); Plato (1999); Libâneo (2006); Saviani (2008); Sá (2011). The proposed research presents a qualitative character, based on the theory of Ferreira (1986), and by means of the same one obtains answers to the formulated questionnaire. The results found were of comparison and systematic reflection the daily activities of the pedagogues interviewed, bringing, in this way, clarity on pedagogical practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88308
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV