Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Elena, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorDomingos, Crisbelli Djamillipt_BR
dc.date.accessioned2024-05-27T21:07:38Z
dc.date.available2024-05-27T21:07:38Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88302
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Elena Godoypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 07/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração:pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo demonstrar possibilidades de contribuição da pragmática clínica no cenário científico brasileiro. Para isso, a abordagem se constitui em três eixos: o político, o teórico e o técnico. No eixo político, por meio de metodologia quantitativa e analítica de dados oficiais nacionais, identifica-se através de uma cartografia metacientífica, a possibilidade de estabelecer uma configuração de pragmática clínica no Brasil, cuja proposta transdisciplinar inclua linguistas especializados em pragmática, passível de evolução para se alinhar com as correntes científicas internacionais. No eixo teórico, com o uso de uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, explica-se por meio de um corpus composto por quinze estudos de caso, como as teorias do core da pragmática constituem a pragmática clínica no âmbito da elaboração de instrumentos de avaliação de indivíduos com transtornos cognitivos que impactam as habilidades pragmáticas de comunicação. Esses estudos de caso incluem indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual (DI), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Esquizofrenia, Doença de Alzheimer e Traumatismo Cranioencefálico (TCE) que são os transtornos proeminentes no Brasil, segundo as estatísticas oficiais brasileiras. Neste eixo, propõe-se ainda uma discussão sobre o que estamos perdendo sem o desenvolvimento dos estudos da pragmática clínica no Brasil. No eixo técnico, apresenta-se os instrumentos de avaliação mais utilizados no cenário internacional, revelando se há aplicação no cenário nacional. A partir desta cartografia de aplicabilidades, e por meio de metodologia qualitativa e analítica, os resultados mostram que os testes e protocolos de avaliação das habilidades pragmáticas de comunicação elaborados na cultura local de outro país, além de caros, podem não ser plenamente eficazes para os indivíduos afetados em nossa população. Como conclusão, demonstra-se o que temos a ganhar com a pragmática clínica no Brasil, defendendo o desenvolvimento de instrumentos de avaliação nacionais e gratuitos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to demonstrate possibilities for the contribution of clinical pragmatics in the Brazilian scientific scenario. To achieve this, the approach consists of three axes: political, theoretical and technical. On the political axis, through quantitative and analytical methodology of official national data, the possibility of establishing a configuration of clinical pragmatics in Brazil is identified, through a meta-scientific cartography, whose transdisciplinary proposal includes linguists specialized in pragmatics, capable of evolution to align with international scientific currents. On the theoretical axis, using a mixed, quantitative and qualitative methodology, it is explained, through a corpus composed of fifteen case studies, how the theories of the core of pragmatics constitute clinical pragmatics within the scope of the elaboration of instruments of assessment of individuals with cognitive disorders that impact pragmatic communication skills. These case studies include individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), Intellectual Disability (ID), Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Schizophrenia, Alzheimer's Disease, and Traumatic Brain Injury (TBI), which are the prominent disorders in the Brazil, according to official Brazilian statistics. In this axis, a discussion is also proposed about what we are missing without the development of clinical pragmatics studies in Brazil. On the technical axis, the evaluation instruments most used in the international scenario are presented, revealing whether they are applicable in the national scenario. Based on this cartography of applicability, and through qualitative and analytical methodology, the results show that tests and assessment protocols for pragmatic communication skills developed in the local culture of another country, in addition to being expensive, may not be fully effective for affected individuals in our population. In conclusion, we demonstrate what we have to gain from clinical pragmatics in Brazil, defending the development of free, national assessment instruments.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titlePor uma pragmática clínica no Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples