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dc.contributor.advisorCastilho, Marcos Alexandre, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorSantos, Icleiapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-22T16:50:42Z
dc.date.available2024-05-22T16:50:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88191
dc.descriptionOrientador: Marcos Alexandre Castilhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 06/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento do Pensamento Computacional visa a capacitação do indivíduo na resolução de problemas, uma habilidade fundamental a ser desenvolvida para atuar na sociedade do século XXI. O objetivo deste estudo é coletar evidências na resolução das atividades propostas – baseadas nos quatro pilares do Pensamento Computacional : abstração, reconhecimento de padrões, decomposição e algoritmos –, mensurá-las por meio de um protocolo de avaliação, e verificar o desempenho de alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental 1 em atividades desplugadas, contextualizadas com temas do cotidiano, e comparar o desempenho entre os gêneros em três municípios brasileiros, nas modalidades de ensino remoto e presencial. O estudo foi realizado em três momentos, sendo o primeiro momento na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia da COVID-19, os segundo e terceiro momentos na modalidade de ensino presencial. Para os primeiro e segundo momentos, aplicou-se um caderno de atividades contextualizadas com a COVID-19, versando sobre conceitos de Computação e informações para a conscientização a respeito dos cuidados de prevenção da COVID-19. No terceiro momento, foi aplicado um outro caderno, com atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional e elaboradas para propor problemas e desafios na organização de uma festa de aniversário. Nos três momentos da pesquisa, foram enviados questionários para a avaliação das atividades pelos participantes. Com a mensuração dos resultados, baseada nos valores das médias alcançadas pelos participantes, concluiu-se que os participantes da pesquisa obtiveram êxito no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional com menor rendimento na habilidade de algoritmo. Por meio de testes de hipóteses, pode-se concluir que não há diferença de desempenho para a solução das atividades entre meninos e meninas. Constatou-se, também, pelas respostas dos questionários, que a contextualização das atividades com temas de interesse dos participantes influenciou consideravelmente no desempenho de cada um.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of Computational Thinking aims at empowering individuals in problem-solving, a fundamental skill to be cultivated for engaging in 21st-century society. The objective of this study is to gather evidence on the resolution of proposed activities, based on the four pillars of Computational Thinking (abstraction, pattern recognition, decomposition, and algorithms), measure them through an assessment protocol, and assess the performance of 4th and 5th-grade students in Elementary School 1 in context-driven unplugged activities, comparing performance across genders in three Brazilian municipalities, in both remote and face-to-face learning modalities. The study was conducted in three stages, with the first stage being in remote learning mode due to the COVID-19 pandemic, and the second and third stages in face-to-face learning modalities. For the first and second stages, a workbook of activities contextualized with COVID-19 was applied, covering computational concepts and information for raising awareness about COVID-19 prevention measures. In the third stage, another workbook was applied, featuring activities for computational thinking development, designed to pose problems and challenges in organizing a birthday party. Questionnaires were sent to participants in all three stages of the research for activity evaluation. Through the measurement of results, based on the mean values achieved by participants, it is concluded that participants in the research succeeded in developing Computational Thinking skills, with lower performance in the algorithmic skill. Hypothesis testing indicates no difference in performance for activity solution between boys and girls. It was also noted, through questionnaire responses, that contextualizing activities with topics of interest to participants significantly influenced their performance.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleO desenvolvimento do pensamento computacional com atividades de computação desplugada contextualizadas com temas do cotidiano para alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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