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dc.contributor.advisorMeurer, Alison Martins, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.creatorBazilio, Michell Portela Conradipt_BR
dc.date.accessioned2024-05-20T17:16:37Z
dc.date.available2024-05-20T17:16:37Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88139
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alison Martins Meurerpt_BR
dc.descriptionRelatório Técnico-Científico apresentado como trabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.descriptionRelatório Técnico-Científico (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributáriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e de Comunicação), é o principal tributo quanto a circulação de mercadorias no território brasileiro. Devido a sua complexidade, surgem as suas variáveis que impactam diretamente na apuração e recolhimento do imposto, sendo a antecipação do ICMS uma delas – introduzida no Regulamento do ICMS do estado do Paraná com as alterações aprovadas nos Decretos de nº 442 e 953 de 2015. O recolhimento é atribuído ao Fisco estadual com a justificativa de recomposição dos valores pagos a menor nas operações interestaduais realizadas pelas empresas compradoras. Com a inserção no Regulamento do estado, foi determinado o cumprimento pelas empresas comerciais paranaense sendo passível de fiscalização pelas autoridades fazendária estadual. Diante deste cenário, o objetivo do estudo foi demonstrar a onerosidade das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na aquisição de produtos importados de fora do estado do Paraná. Para a realização da pesquisa, utilizou-se da revisão bibliográfica e análise documental de uma empresa real especializada do ramo comércio varejista de tintas e materiais para pintura automotiva. Com base nos resultados, a oneração dos produtos importados adquiridos de outra unidade federada chegou a ser de 8% sobre as compras. Esses resultados demonstram que a oneração dos produtos importados pode afetar diretamente no custo da mercadoria, acarretando no aumento do preço final a ser aplicado aos seus consumidorespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImposto sobre circulação de mercadorias e serviçospt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.titleAntecipação do ICMS : a onerosidade das microempresas e empresas de pequeno porte na aquisição de produtos importados de fora do Estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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