Mostrar registro simples

dc.contributorCampos, Tamara Cristinapt_BR
dc.contributor.advisorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorDias, Kelly Cristiane de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:35:29Z
dc.date.available2024-08-08T18:35:29Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87979
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 82-86pt_BR
dc.description.abstractResumo : A análise transcorrida no presente trabalho, foi sobre o tema "família" em uma coleção de livros didáticos: Ligados.com História, do 2°, 3°, 4° e 5° anos, no ensino de História. A dificuldade de encontrar artigos específicos e atuais que abordam o tema família, levou a uma verificação e pesquisa em alguns documentos oficiais. Os principais documentos legais que abordamos ao longo do trabalho foram: o Programa Nacional do Livro Didático voltado à distribuição de livros didáticos aos estudantes da rede pública de ensino; o Guia de Livros Didáticos do PNLD 2016 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais que orientou os professores na escolha dos livros, as Diretrizes Nacionais Curriculares que contam com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da Educação Básica. A contextualização da família norteia a análise das obras didáticas, como ela está inserida e representada, através de textos, tabelas e imagens. É apresentada uma análise sobre a abordagem do tema, foi realizada na Coleção, em relação à orientação do Guia do PNLD. Como principal resultado, destaca-se que o tema vem sendo abordado de uma nova forma devido às mudanças ocorridas nos modelos familiares, ainda que com discrição podemos observar que esses novos modelos começam a ser citados direta ou indiretamente nos volumes aqui analisados. Porém, a grande maioria das menções representa famílias tradicionais ou extensas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros - Históriapt_BR
dc.subjectFamilia na literaturapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO tema família em livros didáticos de história para os anos iniciais : análise da coleção "ligados.com história"pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples