dc.contributor | Campos, Tamara Cristina | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Dias, Kelly Cristiane de Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:35:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:35:29Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87979 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 82-86 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A análise transcorrida no presente trabalho, foi sobre o tema "família" em uma coleção de livros didáticos: Ligados.com História, do 2°, 3°, 4° e 5° anos, no ensino de História. A dificuldade de encontrar artigos específicos e atuais que abordam o tema família, levou a uma verificação e pesquisa em alguns documentos oficiais. Os principais documentos legais que abordamos ao longo do trabalho foram: o Programa Nacional do Livro Didático voltado à distribuição de livros didáticos aos estudantes da rede pública de ensino; o Guia de Livros Didáticos do PNLD 2016 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais que orientou os professores na escolha dos livros, as Diretrizes Nacionais Curriculares que contam com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da Educação Básica. A contextualização da família norteia a análise das obras didáticas, como ela está inserida e representada, através de textos, tabelas e imagens. É apresentada uma análise sobre a abordagem do tema, foi realizada na Coleção, em relação à orientação do Guia do PNLD. Como principal resultado, destaca-se que o tema vem sendo abordado de uma nova forma devido às mudanças ocorridas nos modelos familiares, ainda que com discrição podemos observar que esses novos modelos começam a ser citados direta ou indiretamente nos volumes aqui analisados. Porém, a grande maioria das menções representa famílias tradicionais ou extensas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros - História | pt_BR |
dc.subject | Familia na literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O tema família em livros didáticos de história para os anos iniciais : análise da coleção "ligados.com história" | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |