O tema família em livros didáticos de história para os anos iniciais : análise da coleção "ligados.com história"
Resumo
Resumo : A análise transcorrida no presente trabalho, foi sobre o tema "família" em uma coleção de livros didáticos: Ligados.com História, do 2°, 3°, 4° e 5° anos, no ensino de História. A dificuldade de encontrar artigos específicos e atuais que abordam o tema família, levou a uma verificação e pesquisa em alguns documentos oficiais. Os principais documentos legais que abordamos ao longo do trabalho foram: o Programa Nacional do Livro Didático voltado à distribuição de livros didáticos aos estudantes da rede pública de ensino; o Guia de Livros Didáticos do PNLD 2016 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais que orientou os professores na escolha dos livros, as Diretrizes Nacionais Curriculares que contam com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da Educação Básica. A contextualização da família norteia a análise das obras didáticas, como ela está inserida e representada, através de textos, tabelas e imagens. É apresentada uma análise sobre a abordagem do tema, foi realizada na Coleção, em relação à orientação do Guia do PNLD. Como principal resultado, destaca-se que o tema vem sendo abordado de uma nova forma devido às mudanças ocorridas nos modelos familiares, ainda que com discrição podemos observar que esses novos modelos começam a ser citados direta ou indiretamente nos volumes aqui analisados. Porém, a grande maioria das menções representa famílias tradicionais ou extensas.
Collections
- Pedagogia [616]