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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorDeniz, Karen Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:06:18Z
dc.date.available2024-08-08T18:06:18Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87978
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 35-36pt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo realizado por meio desse trabalho tem por objetivo compreender como se dá o processo de uso das tecnologias e mídias digitais nas escolas, em especial, na "Prática de Ciência e Tecnologia", disciplina ministrada na jornada ampliada da Rede Municipal de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura pautando-se nos autores: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo em três escolas pertencentes à Rede Municipal de Curitiba (Regional do Portão), as quais ofertam a disciplina "Prática de Ciência e Tecnologias" no currículo da jornada ampliada. Em relação à metodologia da pesquisa, utilizou-se Andre (2005) e Gil (2002) como suporte teórico. Pelos dados coletados por meio de questionários pôde- se verificar como se dá o uso das tecnologias e mídias digitais nessa prática pedagógica, bem como, foi possível identificar alguns elementos que a impossibilitam. Foi possível perceber que embora as professoras entendam a importância do uso das tecnologias e mídias digitais no processo educativo, elas, ainda, se sentem inseguras para integrar tais tecnologias na disciplina. Há problemas de familiaridade com os recursos tecnológicos digitais, bem como, há falta de infraestrutura adequada e equipamentos em condições de trabalho com turmas de mais de trinta alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this study is to understand how the process of using digital technologies and media in schools, especially in the "Science and Technology Practice", a discipline taught in the extended day of the Municipal Network of Curitiba. The literature review was based on the authors: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). A field research was developed in three schools belonging to the Curitiba Municipal Network (Section Gate), which offer the discipline "Science and Technology Practice" in the curriculum of the extended day. Regarding the methodology of the research, Andre (2005) and Gil (2002) were used as theoretical support. From the data collected through questionnaires it was possible to verify how digital technologies and media are used in this pedagogical practice, as well as, it was possible to identify some elements that make this impossible. It was possible to realize that although teachers understand the importance of the use of digital technologies and media in the educational process, they still feel insecure to integrate such technologies in the discipline. There are problems of familiarity with digital technological resources, as well as lack of adequate infrastructure and equipment in working conditions with classes of more than thirty students.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Automaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.titleO processo de uso das tecnologias digitais na prática de ciência e tecnologiaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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