• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O processo de uso das tecnologias digitais na prática de ciência e tecnologias

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    KAREN ALESSANDRA DENIZ.pdf (894.6Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Deniz, Karen Alessandra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O estudo realizado por meio desse trabalho tem por objetivo compreender como se dá o processo de uso das tecnologias e mídias digitais nas escolas, em especial, na "Prática de Ciência e Tecnologia", disciplina ministrada na jornada ampliada da Rede Municipal de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura pautando-se nos autores: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo em três escolas pertencentes à Rede Municipal de Curitiba (Regional do Portão), as quais ofertam a disciplina "Prática de Ciência e Tecnologias" no currículo da jornada ampliada. Em relação à metodologia da pesquisa, utilizou-se Andre (2005) e Gil (2002) como suporte teórico. Pelos dados coletados por meio de questionários pôde- se verificar como se dá o uso das tecnologias e mídias digitais nessa prática pedagógica, bem como, foi possível identificar alguns elementos que a impossibilitam. Foi possível perceber que embora as professoras entendam a importância do uso das tecnologias e mídias digitais no processo educativo, elas, ainda, se sentem inseguras para integrar tais tecnologias na disciplina. Há problemas de familiaridade com os recursos tecnológicos digitais, bem como, há falta de infraestrutura adequada e equipamentos em condições de trabalho com turmas de mais de trinta alunos.
     
    Abstract : The aim of this study is to understand how the process of using digital technologies and media in schools, especially in the "Science and Technology Practice", a discipline taught in the extended day of the Municipal Network of Curitiba. The literature review was based on the authors: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). A field research was developed in three schools belonging to the Curitiba Municipal Network (Section Gate), which offer the discipline "Science and Technology Practice" in the curriculum of the extended day. Regarding the methodology of the research, Andre (2005) and Gil (2002) were used as theoretical support. From the data collected through questionnaires it was possible to verify how digital technologies and media are used in this pedagogical practice, as well as, it was possible to identify some elements that make this impossible. It was possible to realize that although teachers understand the importance of the use of digital technologies and media in the educational process, they still feel insecure to integrate such technologies in the discipline. There are problems of familiarity with digital technological resources, as well as lack of adequate infrastructure and equipment in working conditions with classes of more than thirty students.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87978
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV