Mostrar registro simples

dc.contributorSouza, Natalia Von Randow dept_BR
dc.contributor.advisorPivovar, Altair, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMottin, Isabelly Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:16:33Z
dc.date.available2024-08-08T17:16:33Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87865
dc.descriptionOrientador: professor Altair Pivovar.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 33-34pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho pretende mostrar um estudo que defende a necessidade de se repensar a concepção de leitura na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que ela é o meio pelo qual aprendemos e não o que aprendemos, logo, não se "ensina a ler", pois a leitura é dispositivo inerente aos sujeitos, sendo a leitura da escrita apenas um dos muitos aprimoramentos dessa competência, que acompanha a criança antes mesmo de seu ingresso no mundo simbólico. O desenvolvimento da pesquisa se deu eminentemente por meio de revisão bibliográfica, tendo como metodologia estruturante uma análise documental das concepções de leitura atualmente consagradas. O estudo possibilitou perceber que a concepção de leitura convencional restrita à escrita predomina fortemente na sociedade, sendo encontrada na maioria dos autores analisados. Daí afirmarmos que o conceito de leitura deva ser repensado e considerado de forma mais ampla, para que na Educação Infantil – e ao longo de toda a vida escolar –, crianças e jovens usufruam de contextos de sala de aula permeados de situações efetivamente significativas que contribuam com o enriquecimento da competência leitorapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.titleA leitura na educação infantil : para além da simples decodificação de signos linguísticospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples