dc.contributor | Souza, Natalia Von Randow de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pivovar, Altair, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Mottin, Isabelly Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:16:33Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T17:16:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87865 | |
dc.description | Orientador: professor Altair Pivovar. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 33-34 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho pretende mostrar um estudo que defende a necessidade de se repensar a concepção de leitura na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que ela é o meio pelo qual aprendemos e não o que aprendemos, logo, não se "ensina a ler", pois a leitura é dispositivo inerente aos sujeitos, sendo a leitura da escrita apenas um dos muitos aprimoramentos dessa competência, que acompanha a criança antes mesmo de seu ingresso no mundo simbólico. O desenvolvimento da pesquisa se deu eminentemente por meio de revisão bibliográfica, tendo como metodologia estruturante uma análise documental das concepções de leitura atualmente consagradas. O estudo possibilitou perceber que a concepção de leitura convencional restrita à escrita predomina fortemente na sociedade, sendo encontrada na maioria dos autores analisados. Daí afirmarmos que o conceito de leitura deva ser repensado e considerado de forma mais ampla, para que na Educação Infantil – e ao longo de toda a vida escolar –, crianças e jovens usufruam de contextos de sala de aula permeados de situações efetivamente significativas que contribuam com o enriquecimento da competência leitora | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A leitura na educação infantil : para além da simples decodificação de signos linguísticos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |