A leitura na educação infantil : para além da simples decodificação de signos linguísticos
Resumo
Resumo : O presente trabalho pretende mostrar um estudo que defende a necessidade de se repensar a concepção de leitura na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que ela é o meio pelo qual aprendemos e não o que aprendemos, logo, não se "ensina a ler", pois a leitura é dispositivo inerente aos sujeitos, sendo a leitura da escrita apenas um dos muitos aprimoramentos dessa competência, que acompanha a criança antes mesmo de seu ingresso no mundo simbólico. O desenvolvimento da pesquisa se deu eminentemente por meio de revisão bibliográfica, tendo como metodologia estruturante uma análise documental das concepções de leitura atualmente consagradas. O estudo possibilitou perceber que a concepção de leitura convencional restrita à escrita predomina fortemente na sociedade, sendo encontrada na maioria dos autores analisados. Daí afirmarmos que o conceito de leitura deva ser repensado e considerado de forma mais ampla, para que na Educação Infantil – e ao longo de toda a vida escolar –, crianças e jovens usufruam de contextos de sala de aula permeados de situações efetivamente significativas que contribuam com o enriquecimento da competência leitora
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- Pedagogia [622]