dc.contributor.advisor | Ruggi, Lennita Oliveira, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Neres, Irosangela Correia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:27:49Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:27:49Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87851 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Lennita Oliveira Ruggi. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 58-59 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata de uma pesquisa qualitativa sobre as vivências de estudantes indígenas de graduação da Universidade Federal do Paraná, principalmente, as dificuldades e os enfrentamentos em seu ingresso e permanência na instituição de ensino. A pesquisa investiga as experiências vividas no âmbito da educação básica, as motivações para ingressar no ensino superior, sentimentos de isolamento e/ou discriminação, dificuldades financeiras, dificuldades com o aprendizado, presença ou não de apoio por parte das famílias, lideranças, governo e comunidade. Foram realizados questionários semiestruturados com sete estudantes indígenas que são participantes-bolsistas do projeto PET (Programa de Educação Tutorial) da UFPR. A inspiração teórica para análise dialoga com Talita Lazarin Dal" Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, e Antonio Carlos de Lima, dentre outros autores. Os resultados da investigação demonstraram os sentidos e sentimentos das experiências vividas por estudantes indígenas na Universidade Federal do Paraná, revelando as principais dificuldades e indicando possibilidades de transformação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This is a qualitative research on the experiences of indigenous undergraduate students of the Federal University of Paraná, mainly, the difficulties and the confrontations in their entrance and permanence in the teaching institution. The research investigates experiences in basic education, motivations to pursue higher education, feelings of isolation and/or discrimination, financial difficulties, difficulties with learning, presence or not of support by the families, leadership, government and community. Semi-structured questionnaires were carried out with seven indigenous students who are participants in the PET project (Tutorial Education Program) of UFPR. The theoretical inspiration for analysis relies on the work from Talita Lazarin Dal 'Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, and Antonio Carlos de Lima, among other authors. Research results revel the meanings and feelings of the experiences of indigenous students at the Federal University of Paraná, revealing the main difficulties and indicating possibilities for transformation | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sentimentos e sentidos das experiências vividas por estudantes indígenas na UFPR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |