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dc.contributor.advisorRuggi, Lennita Oliveira, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorNeres, Irosangela Correiapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:27:49Z
dc.date.available2024-08-08T18:27:49Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87851
dc.descriptionOrientador: Prof.a Lennita Oliveira Ruggi.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 58-59pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata de uma pesquisa qualitativa sobre as vivências de estudantes indígenas de graduação da Universidade Federal do Paraná, principalmente, as dificuldades e os enfrentamentos em seu ingresso e permanência na instituição de ensino. A pesquisa investiga as experiências vividas no âmbito da educação básica, as motivações para ingressar no ensino superior, sentimentos de isolamento e/ou discriminação, dificuldades financeiras, dificuldades com o aprendizado, presença ou não de apoio por parte das famílias, lideranças, governo e comunidade. Foram realizados questionários semiestruturados com sete estudantes indígenas que são participantes-bolsistas do projeto PET (Programa de Educação Tutorial) da UFPR. A inspiração teórica para análise dialoga com Talita Lazarin Dal" Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, e Antonio Carlos de Lima, dentre outros autores. Os resultados da investigação demonstraram os sentidos e sentimentos das experiências vividas por estudantes indígenas na Universidade Federal do Paraná, revelando as principais dificuldades e indicando possibilidades de transformaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This is a qualitative research on the experiences of indigenous undergraduate students of the Federal University of Paraná, mainly, the difficulties and the confrontations in their entrance and permanence in the teaching institution. The research investigates experiences in basic education, motivations to pursue higher education, feelings of isolation and/or discrimination, financial difficulties, difficulties with learning, presence or not of support by the families, leadership, government and community. Semi-structured questionnaires were carried out with seven indigenous students who are participants in the PET project (Tutorial Education Program) of UFPR. The theoretical inspiration for analysis relies on the work from Talita Lazarin Dal 'Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, and Antonio Carlos de Lima, among other authors. Research results revel the meanings and feelings of the experiences of indigenous students at the Federal University of Paraná, revealing the main difficulties and indicating possibilities for transformationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.subjectIndígenas - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSentimentos e sentidos das experiências vividas por estudantes indígenas na UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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