• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sentimentos e sentidos das experiências vividas por estudantes indígenas na UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    IROSANGELA CORREIA NERES.pdf (1.367Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Neres, Irosangela Correia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho de conclusão do curso de pedagogia trata de uma pesquisa qualitativa sobre as vivências de estudantes indígenas de graduação da Universidade Federal do Paraná, principalmente, as dificuldades e os enfrentamentos em seu ingresso e permanência na instituição de ensino. A pesquisa investiga as experiências vividas no âmbito da educação básica, as motivações para ingressar no ensino superior, sentimentos de isolamento e/ou discriminação, dificuldades financeiras, dificuldades com o aprendizado, presença ou não de apoio por parte das famílias, lideranças, governo e comunidade. Foram realizados questionários semiestruturados com sete estudantes indígenas que são participantes-bolsistas do projeto PET (Programa de Educação Tutorial) da UFPR. A inspiração teórica para análise dialoga com Talita Lazarin Dal" Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, e Antonio Carlos de Lima, dentre outros autores. Os resultados da investigação demonstraram os sentidos e sentimentos das experiências vividas por estudantes indígenas na Universidade Federal do Paraná, revelando as principais dificuldades e indicando possibilidades de transformação
     
    Abstract : This is a qualitative research on the experiences of indigenous undergraduate students of the Federal University of Paraná, mainly, the difficulties and the confrontations in their entrance and permanence in the teaching institution. The research investigates experiences in basic education, motivations to pursue higher education, feelings of isolation and/or discrimination, financial difficulties, difficulties with learning, presence or not of support by the families, leadership, government and community. Semi-structured questionnaires were carried out with seven indigenous students who are participants in the PET project (Tutorial Education Program) of UFPR. The theoretical inspiration for analysis relies on the work from Talita Lazarin Dal 'Bó, Dominique Tilkin Gallois, bell hooks, Maria Elisa Ladeira, and Antonio Carlos de Lima, among other authors. Research results revel the meanings and feelings of the experiences of indigenous students at the Federal University of Paraná, revealing the main difficulties and indicating possibilities for transformation
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87851
    Collections
    • Pedagogia [619]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV