dc.contributor.advisor | Schwendler, Sonia Fátima, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Fabris, Francieli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T18:33:54Z | |
dc.date.available | 2024-05-06T18:33:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87839 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sônia Fatima Schwendler | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa enfatiza o currículo na Educação do Campo, tendo como objetivo compreender o espaço que a cultura, os saberes e valores dos camponeses ocupam no currículo da Escola do Campo 25 de Maio, localizada em assentamento de Reforma Agrária, no município de Abelardo Luz - SC. O estudo foi realizado por meio da pesquisa qualitativa. Os dados empíricos dessa pesquisa, de cunho, participante foram coletados por meio de entrevistas de história oral e história de vida, assim como de rodas de conversa e de questionários. A pesquisa foi realizada com educandos e educadores da Escola Básica Municipal 25 de Maio e com pessoas da comunidade que participaram da ocupação da terra no ano de 1985. Procurouse analisar os dados coletados a partir dos teóricos especialistas na temática, em especial, os da teoria crítica, bem como a partir de documentos oficiais sobre o currículo. Com base nos resultados da pesquisa e nos referenciais teóricos, pode-se inferir: (a) A persistência de se manter viva a história de luta que deu origem ao assentamento e à escola; (b) O reconhecimento da escola e dos sujeitos que a compõem como fruto do processo de luta; (c) A urgência e a importância da construção coletiva de um Projeto Político-Pedagógico que revele a identidade da Escola do Campo com a inclusão de saberes camponeses, tais como: luta pela terra, cultura camponesa e Agroecologia. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes camponeses são conhecimentos que devem ser abordados nos currículos escolares da Educação do Campo, como por exemplo, as práticas agroecológicas, por permearem os saberes camponeses, podem ser compreendidas como conhecimentos escolares a serem ensinados nas escolas do campo, integrando-se ao currículo escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research emphasizes the curriculum in Rural Education, aiming at understanding the space that peasants' culture, knowledge and values occupy in the curriculum of the May 25th Rural School, located in an Agrarian Reform settlement, at Abelardo Luz - SC. The study was carried out through qualitative research. The empirical data of this research, from a participant nature, was collected through oral history and life history interviews, as well as conversation circles and questionnaires. The research was carried out with students and educators from May 25th School and with people from the community who occupied the land in 1985. The data was collected from theorists specializing in the subject, in particular, those from the theory criticism, as well as from official documents about the curriculum. Based on the research results and theoretical references, it can be inferred: (a) The persistence of keeping alive the history of struggle that gave rise to the settlement and the school; (b) The recognition of the school and the subjects that compose it as the result of the struggle process; (c) The urgency and importance of the collective construction of a Political-Pedagogical Project that reveals the identity of the Rural School with the inclusion of peasant knowledge, such as: struggle for land, peasant culture and Agroecology. The research results showed that peasant knowledge is knowledge that must be addressed in Rural Education school curricula, for example, agroecological practices, as they permeate peasant knowledge, can be understood as school knowledge to be taught in rural schools, integrating into the school curriculum. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Currículo na educação do campo : análise a partir das experiências da escola 25 de maio em Abelardo Luz - SC | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |