dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | pt_BR |
dc.creator | Gasparin, Flavia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T18:28:34Z | |
dc.date.available | 2024-05-06T18:28:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87837 | |
dc.description | Orientadora: Araci Asinelli-Luz | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/10/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O contexto imposto pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos (2020-2022), tem sido um momento histórico na humanidade para repensarmos a educação, bem como os caminhos de mobilização entre família e escola. Durante o período remoto de ensino, o ensino formal – que acontecia exclusivamente na escola – passou a se tornar exclusivamente à distância. Necessitou, portanto, ser compartilhado no ambiente familiar. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é compreender as representações sociais das famílias sobre as relações com a escola no período de ensino remoto. Os objetivos específicos, por sua vez, são: descrever quais foram as relações das famílias com a escola no período de ensino remoto; identificar as manifestações de desenvolvimento cognitivo das crianças na percepção das famílias; analisar como as famílias estão percebendo o seu relacionamento com a escola depois das experiências do ensino remoto e, por fim, identificar ações propostas pelas famílias para a manutenção das relações pós pandemia. A pesquisa propiciou uma abordagem integrativa por meio da revisão de trabalhos nacionais nas bases Scielo, Biblioteca digital Brasileira de Teses e Dissertações, Google Acadêmico e Open Access and Scholarly Information System, identificando 11 estudos que foram analisados em termos de temáticas e metodologias. O embasamento teórico se fundamenta nas contribuições epistemológicas de Morin, Ciurana e Motta (2003), além dos conceitos de Urie Bronfenbrenner (2011). A metodologia da pesquisa é qualitativa, narrativa e exploratória, alinhada com a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (2001), na perspectiva de Jodelet (2001). A produção de dados envolveu a elaboração de Cartas Pedagógicas de 12 familiares de estudantes de duas turmas do 5º ano de uma escola municipal em Curitiba, que frequentaram as aulas durante o ensino remoto. Além disso, foi realizado Grupo Focal com 5 familiares. A análise do material foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). As representações sociais das famílias da escola pública municipal de Curitiba durante o ensino remoto revelam a complexidade de suas experiências. Elas expressam um desejo por maior envolvimento e colaboração com a escola, buscando comunicação transparente e orientação clara. As famílias destacam a importância da privacidade e dos limites, enquanto desejam contribuir ativamente para a educação de seus filhos. A análise dessas representações sugere a necessidade de um diálogo constante entre famílias e escola. Ao abordar desafios e aspirações das famílias, o estudo contribui para aprimoramento de práticas educacionais e fortalecimento de parcerias entre famílias e escolas, oferecendo visões promissoras para a educação no pós-pandemia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The context imposed by the Covid-19 pandemic in recent years (2020-2022) has been a historic moment in humanity for us to rethink education, as well as the paths of mobilization between family and school. During the remote teaching period, formal teaching – which took place exclusively at school – became exclusively distance learning. It therefore needed to be shared in the family environment. Thus, the general objective of the research is to understand families' social representations about their relationships with school during the remote teaching period. The specific objectives, in turn, are: to describe the relationships between families and the school during the remote teaching period; identify the manifestations of children's cognitive development as perceived by families; analyze how families are perceiving their relationship with school after remote learning experiences and, finally, identify actions proposed by families to maintain relationships post-pandemic. The research provided an integrative approach through the review of national works in the Scielo, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Google Scholar and Open Access and Scholarly Information System databases, identifying 11 studies that were analyzed in terms of themes and methodologies. The theoretical basis is based on the epistemological contributions of Morin, Ciurana and Motta (2003), in addition to the concepts of Urie Bronfenbrenner (2011). The research methodology is qualitative, narrative and exploratory, aligned with the Theory of Social Representations by Serge Moscovici (2001), from the perspective of Jodelet (2001). Data production involved the preparation of Pedagogical Letters from 12 family members of students from two 5th year classes at a municipal school in Curitiba, who attended classes during remote learning. In addition, a face-to-face Focus Group was held with 5 family members. The material was analyzed using Content Analysis (Bardin, 2016). The social representations of families at the municipal public school in Curitiba during remote learning reveal the complexity of their experiences. They express a desire for greater involvement and collaboration with the school, seeking transparent communication and clear guidance. Families highlight the importance of privacy and boundaries, while wanting to actively contribute to their children's education. The analysis of these representations suggests the need for constant dialogue between families and school. By addressing families' challenges and aspirations, the study contributes to improving educational practices and strengthening partnerships between families and schools, offering promising visions for post-pandemic education. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 (doença) | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia critica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de famílias : a relação com a escola no período da pandemia | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |