dc.contributor.advisor | Gouveia, Andréa Barbosa, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Duarte, Igor da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:06:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:06:47Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87835 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveia | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 47-50 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Criado no ano de 2004 através da MP no 213/2004, o PROUNI surge tendo como objetivo a democratização do acesso à educação superior por meio da disponibilização de bolsas para a população de baixa renda, atendendo ainda negros, indígenas, portadores de necessidades especiais e professores, neste caso, como forma de melhorar a formação dos profissionais da educação básica. Sua lógica de funcionamento consiste na concessão de isenção tributária as instituições privadas de ensino superior participantes do programa, que em troca disponibilizam bolsas de 50% e 100% em seus cursos de graduação. Apesar de vir contribuindo para que boa parcela da população de jovens ingresse no nível superior de ensino, autores como Carvalho (2011); Catani, Hey e Gilioli (2006); Mancebo (2007); e Sousa (2010) fazem duras críticas ao PROUNI, apontando as deficiências do programa, mostrando ainda que ele tem se constituído como um instrumento de estímulo à expansão da iniciativa privada de ensino superior do Brasil. A partir dessas críticas surgiu a questão que embasou esta investigação: em que medida e de que maneira o PROUNI vem se constituindo como instrumento de fortalecimento da rede privada de ensino superior no estado do Paraná? Na busca pela resposta desta indagação a presente pesquisa assume características quantitativas. Tornando-se a análise dos dados do Censo de Educação Superior divulgado pelo INEP, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, disponibilizada pelo IBGE, e do sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, e-MEC, reveladores da contribuição do PROUNI para a nova fase da expansão da rede privada de ensino superior em curso no estado do Paraná | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen : En el año 2004 a través de la MP no 213/2004, el PROUNI surge teniendo como objetivo la democratización del acceso a la educación universitaria por medio de la disponibilidad de becas para la población de bajos ingresos, atendiendo aún a negros, indígenas, portadores de necesidades especiales y profesores, en este caso, como forma de mejorar la formación de los profesionales de la educación básica. Su lógica de funcionamiento consiste en la concesión de exención tributaria a las instituciones privadas de enseñanza superior participantes del programa, que a cambio ofrecen becas de 50% y 100% en sus cursos de graduación. A pesar de venir contribuyendo para que buena parte de la población de jóvenes ingrese en el nivel superior de enseñanza, autores como Carvalho (2011); Catani, Hey y Gilioli (2006); Mancebo (2007); y Sousa (2010) hacen duras críticas al PROUNI, apuntando a las deficiencias del programa, mostrando que se ha constituido como un instrumento de estímulo a la expansión de la iniciativa privada de enseñanza superior de Brasil. A partir de esas críticas surgió la cuestión que fundamentó esta investigación: ¿en qué medida y de qué manera el PROUNI viene constituyéndose como instrumento de fortalecimiento de la red privada de enseñanza superior en el estado de Paraná? En la búsqueda por la respuesta de esta indagación la presente investigación asume características cuantitativas. El análisis de los datos del Censo de Educación Superior divulgado por el INEP, de la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, disponible por el IBGE, y del sistema electrónico de seguimiento de los procesos que regulan la educación superior en Brasil, e-MEC, reveladores la contribución del PROUNI a la nueva fase de la expansión de la red privada de enseñanza superior en curso en el estado de Paraná | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | ProUni (Programa) | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Análise retórica | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades particulares | pt_BR |
dc.title | O Programa Universidade para Todos (PROUNI), e o fortalecimento da rede privada de educação superior no estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |