• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Programa Universidade para Todos (PROUNI), e o fortalecimento da rede privada de educação superior no estado do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    IGOR DA SILVA DUARTE.pdf (1.376Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Duarte, Igor da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Criado no ano de 2004 através da MP no 213/2004, o PROUNI surge tendo como objetivo a democratização do acesso à educação superior por meio da disponibilização de bolsas para a população de baixa renda, atendendo ainda negros, indígenas, portadores de necessidades especiais e professores, neste caso, como forma de melhorar a formação dos profissionais da educação básica. Sua lógica de funcionamento consiste na concessão de isenção tributária as instituições privadas de ensino superior participantes do programa, que em troca disponibilizam bolsas de 50% e 100% em seus cursos de graduação. Apesar de vir contribuindo para que boa parcela da população de jovens ingresse no nível superior de ensino, autores como Carvalho (2011); Catani, Hey e Gilioli (2006); Mancebo (2007); e Sousa (2010) fazem duras críticas ao PROUNI, apontando as deficiências do programa, mostrando ainda que ele tem se constituído como um instrumento de estímulo à expansão da iniciativa privada de ensino superior do Brasil. A partir dessas críticas surgiu a questão que embasou esta investigação: em que medida e de que maneira o PROUNI vem se constituindo como instrumento de fortalecimento da rede privada de ensino superior no estado do Paraná? Na busca pela resposta desta indagação a presente pesquisa assume características quantitativas. Tornando-se a análise dos dados do Censo de Educação Superior divulgado pelo INEP, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, disponibilizada pelo IBGE, e do sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, e-MEC, reveladores da contribuição do PROUNI para a nova fase da expansão da rede privada de ensino superior em curso no estado do Paraná
     
    Resumen : En el año 2004 a través de la MP no 213/2004, el PROUNI surge teniendo como objetivo la democratización del acceso a la educación universitaria por medio de la disponibilidad de becas para la población de bajos ingresos, atendiendo aún a negros, indígenas, portadores de necesidades especiales y profesores, en este caso, como forma de mejorar la formación de los profesionales de la educación básica. Su lógica de funcionamiento consiste en la concesión de exención tributaria a las instituciones privadas de enseñanza superior participantes del programa, que a cambio ofrecen becas de 50% y 100% en sus cursos de graduación. A pesar de venir contribuyendo para que buena parte de la población de jóvenes ingrese en el nivel superior de enseñanza, autores como Carvalho (2011); Catani, Hey y Gilioli (2006); Mancebo (2007); y Sousa (2010) hacen duras críticas al PROUNI, apuntando a las deficiencias del programa, mostrando que se ha constituido como un instrumento de estímulo a la expansión de la iniciativa privada de enseñanza superior de Brasil. A partir de esas críticas surgió la cuestión que fundamentó esta investigación: ¿en qué medida y de qué manera el PROUNI viene constituyéndose como instrumento de fortalecimiento de la red privada de enseñanza superior en el estado de Paraná? En la búsqueda por la respuesta de esta indagación la presente investigación asume características cuantitativas. El análisis de los datos del Censo de Educación Superior divulgado por el INEP, de la Encuesta Nacional por Muestra de Domicilios, disponible por el IBGE, y del sistema electrónico de seguimiento de los procesos que regulan la educación superior en Brasil, e-MEC, reveladores la contribución del PROUNI a la nueva fase de la expansión de la red privada de enseñanza superior en curso en el estado de Paraná
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87835
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV